TRAVESSIAS DAS MASCULINIDADES NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS
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E os professores do sexo masculinos são atravessados por estas construções, muitas vezes reproduzindo nas suas práticas pedagógicas, por isso, nas vivências docentes é essencial compreender que gênero e sexualidade formam parte das pedagogias culturais, pedagogias difusas que atuam de modo continuado e que requerem novas perspectivas e novos métodos de ensino. Destarte, surge a seguinte problemática: como as histórias de vida e formação dos professores constituíram suas masculinidades na docência? De que maneira as masculinidades permeiam as trajetórias dos professores e suas experiências pedagógicas? Os muitos discursos nos ajudarão a investigar de que forma o professor lida com questões relacionadas aos papéis de gênero e masculinidade no cotidiano pessoal e profissional. Sendo assim, nosso objetivo é: Compreender, através das narrativas (auto) biográficas, as travessias das masculinidades na constituição das experiências pedagógicas na educação básica. As discussões serão enriquecidas com a contribuição de vários/as autores/as entre eles/as destacamos: Butler (2013), com as contribuições sobre heteronormatividade e controle; Rios, com contribuições sobre a formação docente, diversidades e abordagem narrativa; Louro (2003; 2007; 2012;), com debates sobre a prática docente, gêneros e os diversos discursos discriminatórios vigentes; hooks (2013), com contribuições sobre as pedagogias transgressoras; e Connell (2003), com as reflexões sobre as masculinidades hegemônicas e configuração de gênero. Pretendemos com esse estudo contribuir para que docentes utilizem as salas de aulas como palco de reconstrução dessas novas formas de ser homem." 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