A MÚSICA COMO DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126497 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3649 "inscrito_id" => 9455 "titulo" => "A MÚSICA COMO DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "O presente estudo propõe o uso da música como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências da Natureza. O dia a dia escolar é marcado pelo uso de diversas metodologias na prática docente que buscam oferecer aos alunos um melhor ensino e meios para dar suporte ao processo de aprendizagem. Desta forma, a música têm forte influência no processo de abstração, memorização, criatividade e demais conceitos, que contribui de forma significativa para interação e participação dos educandos, tornando o Ensino de Ciências mais prazerozo e lúdico. Diante do exposto, o relato de experiência do presente trabalho, surgiu a partir de uma proposta da disciplina do projeto de extensão do Curso de Pedagogia do Intituto Pedreirese de Educação e Extensão – IPEDE, localizada no Município de Codó-MA. O objetivo geral da proposta de extensão foi utilizar a música de forma lúdica na promoção do Ensino de Ciências da Natureza. O projeto foi realizado na escola municipal Comunitária Codó Novo e teve como público alvo alunos do 1º ano do ensino fundamental. O trabalho resultou em uma música de autoria própria do grupo, chamada “super heróis do corpo”, que enfatizava através da melodia cantada, partes do corpo humano e suas funções. Na aplicabilidade desse projeto pode-se observar a participação ativa dos alunos e professores, bem como a curiosidade em aprender a melodia e coreografia representada pelos integrantes do grupo que estavam vestidos de super heróis. Podemos concluir que foi possível trabalhar o conteúdo de Ciências, explorando o lúdico, sensório motor e o cognitivo das crianças e que a música é uma ferramenta essencial para a prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9455_TB3649_10112025193531.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA AGUIAR BAIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA CRISTINA" "autor_email" => "crisaguiarbaima@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126497 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3649 "inscrito_id" => 9455 "titulo" => "A MÚSICA COMO DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "O presente estudo propõe o uso da música como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências da Natureza. O dia a dia escolar é marcado pelo uso de diversas metodologias na prática docente que buscam oferecer aos alunos um melhor ensino e meios para dar suporte ao processo de aprendizagem. Desta forma, a música têm forte influência no processo de abstração, memorização, criatividade e demais conceitos, que contribui de forma significativa para interação e participação dos educandos, tornando o Ensino de Ciências mais prazerozo e lúdico. Diante do exposto, o relato de experiência do presente trabalho, surgiu a partir de uma proposta da disciplina do projeto de extensão do Curso de Pedagogia do Intituto Pedreirese de Educação e Extensão – IPEDE, localizada no Município de Codó-MA. O objetivo geral da proposta de extensão foi utilizar a música de forma lúdica na promoção do Ensino de Ciências da Natureza. O projeto foi realizado na escola municipal Comunitária Codó Novo e teve como público alvo alunos do 1º ano do ensino fundamental. O trabalho resultou em uma música de autoria própria do grupo, chamada “super heróis do corpo”, que enfatizava através da melodia cantada, partes do corpo humano e suas funções. Na aplicabilidade desse projeto pode-se observar a participação ativa dos alunos e professores, bem como a curiosidade em aprender a melodia e coreografia representada pelos integrantes do grupo que estavam vestidos de super heróis. Podemos concluir que foi possível trabalhar o conteúdo de Ciências, explorando o lúdico, sensório motor e o cognitivo das crianças e que a música é uma ferramenta essencial para a prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9455_TB3649_10112025193531.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA AGUIAR BAIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA CRISTINA" "autor_email" => "crisaguiarbaima@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }