ELABORAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DE UM SUBPROJETO PIBID
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126512 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3713 "inscrito_id" => 9479 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DE UM SUBPROJETO PIBID" "resumo" => "Os produtos educacionais se configuram como recursos didático-pedagógicos que quando planejados, elaborados e validados, contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Dentre as diversas possibilidades de materialidade destes produtos encontram-se os jogos didático-pedagógicos. Os jogos são produtos que emergem da cultura de um grupo social, entretanto, ao longo da história os mesmos foram sendo adaptados e adentraram o ambiente escolar de modo a contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos referentes aos componentes curriculares. Tomando como premissa a ludicidade, mas sem perder o compromisso com o currículo escolar, os jogos didático-pedagógicos passaram a ser utilizados no ensino de diferentes conteúdos. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar a elaboração e aplicação de jogos didático-pedagógicos no processo de alfabetização, bem como analisar a contribuição destes produtos educacionais na aquisição de habilidades próprias desta fase do desenvolvimento cognitivo. A metodologia de pesquisa centrou-se abordagem qualitativa, baseando-se na narrativa da pesquisa-ação a partir do planejamento, ação, reflexão e avaliação (Tripp, 2005) sobre os jogos elaborados e utilizados no subprojeto de Alfabetização. Os dados demonstraram que tais recursos vem contribuindo de modo efetivo no processo de alfabetização dos alunos participantes do projeto, visto que tais produtos educacionais proporcionam a aquisição de habilidades pelos estudantes a partir da variedade de jogos didáticos aplicados no ambiente escolar. Sendo assim, cabe ressaltar a importância da utilização deste recurso didático-pedagógico que, a partir da ludicidade, contribui no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos trabalhados na alfabetização de alunos atendidos pelo subprojeto do PIBID." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9479_TB3713_29102025225454.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALYCE VIANA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANALYCE" "autor_email" => "analyce.viana123@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126512 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3713 "inscrito_id" => 9479 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DE UM SUBPROJETO PIBID" "resumo" => "Os produtos educacionais se configuram como recursos didático-pedagógicos que quando planejados, elaborados e validados, contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Dentre as diversas possibilidades de materialidade destes produtos encontram-se os jogos didático-pedagógicos. Os jogos são produtos que emergem da cultura de um grupo social, entretanto, ao longo da história os mesmos foram sendo adaptados e adentraram o ambiente escolar de modo a contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos referentes aos componentes curriculares. Tomando como premissa a ludicidade, mas sem perder o compromisso com o currículo escolar, os jogos didático-pedagógicos passaram a ser utilizados no ensino de diferentes conteúdos. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar a elaboração e aplicação de jogos didático-pedagógicos no processo de alfabetização, bem como analisar a contribuição destes produtos educacionais na aquisição de habilidades próprias desta fase do desenvolvimento cognitivo. A metodologia de pesquisa centrou-se abordagem qualitativa, baseando-se na narrativa da pesquisa-ação a partir do planejamento, ação, reflexão e avaliação (Tripp, 2005) sobre os jogos elaborados e utilizados no subprojeto de Alfabetização. Os dados demonstraram que tais recursos vem contribuindo de modo efetivo no processo de alfabetização dos alunos participantes do projeto, visto que tais produtos educacionais proporcionam a aquisição de habilidades pelos estudantes a partir da variedade de jogos didáticos aplicados no ambiente escolar. Sendo assim, cabe ressaltar a importância da utilização deste recurso didático-pedagógico que, a partir da ludicidade, contribui no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos trabalhados na alfabetização de alunos atendidos pelo subprojeto do PIBID." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9479_TB3713_29102025225454.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALYCE VIANA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANALYCE" "autor_email" => "analyce.viana123@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }