FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA LGBTQIA+ NA ESCOLAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126513 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3717 "inscrito_id" => 10692 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA LGBTQIA+ NA ESCOLAS" "resumo" => "O presente artigo apresenta como tema a formação continuada como instrumento relevante para capacitar profissionais da educação no enfrentamento a violência de gênero contra pessoas LGBTQIAPN+ nas escolas. Busca analisar experiências pedagógicas para coletar informações sobre conflitos causados pela violência, contribuindo para a organização de propostas de formação continuada capazes de enfrentar os problemas que ocorrem na comunidade escolar. Esse processo educativo envolveu outras instituições e não se encerrou na escola. O método de pesquisa bibliográfica estabeleceu critérios e categorias para entender os processos políticos- metodológicos registrados nas produções acadêmicas buscando informações para saber quem são os trabalhadores(as) das escolas, um público majoritariamente composto por pessoas que sofreram violência as quais ameaçam a permanência delas nas escolas. Na elaboração da pesquisa bibliográfica foi possível constatar se as ações realizadas eram incipientes, pontuais, insuficientes aos docentes e estudantes e demais trabalhadores das escolas ou podem alterar a cultura institucional com potencial para ampliar e consolidar a permanência das pessoas LGBTQIAPN+ nas escolas. Todas as questões levantadas foram referenciadas pelos seguintes autores: Silva (2000), Rios (2019), Louro (2019), Junqueira (2013), Seffner (2020), Souza (2019), Butter (2015) dentre outros. Os resultados apresentados a partir da leitura dos artigos, identificaram os problemas causados por essa violência, oferecendo análises de informações, que, quando mapeadas facilitaram a elaboração de categorias que forneceram subsídios para discutir a formulação de uma proposta de formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10692_TB3717_22102025211729.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DALVA DE SOUZA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "dalvafigueredo@uol.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126513 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3717 "inscrito_id" => 10692 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA LGBTQIA+ NA ESCOLAS" "resumo" => "O presente artigo apresenta como tema a formação continuada como instrumento relevante para capacitar profissionais da educação no enfrentamento a violência de gênero contra pessoas LGBTQIAPN+ nas escolas. Busca analisar experiências pedagógicas para coletar informações sobre conflitos causados pela violência, contribuindo para a organização de propostas de formação continuada capazes de enfrentar os problemas que ocorrem na comunidade escolar. Esse processo educativo envolveu outras instituições e não se encerrou na escola. O método de pesquisa bibliográfica estabeleceu critérios e categorias para entender os processos políticos- metodológicos registrados nas produções acadêmicas buscando informações para saber quem são os trabalhadores(as) das escolas, um público majoritariamente composto por pessoas que sofreram violência as quais ameaçam a permanência delas nas escolas. Na elaboração da pesquisa bibliográfica foi possível constatar se as ações realizadas eram incipientes, pontuais, insuficientes aos docentes e estudantes e demais trabalhadores das escolas ou podem alterar a cultura institucional com potencial para ampliar e consolidar a permanência das pessoas LGBTQIAPN+ nas escolas. Todas as questões levantadas foram referenciadas pelos seguintes autores: Silva (2000), Rios (2019), Louro (2019), Junqueira (2013), Seffner (2020), Souza (2019), Butter (2015) dentre outros. Os resultados apresentados a partir da leitura dos artigos, identificaram os problemas causados por essa violência, oferecendo análises de informações, que, quando mapeadas facilitaram a elaboração de categorias que forneceram subsídios para discutir a formulação de uma proposta de formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10692_TB3717_22102025211729.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DALVA DE SOUZA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "dalvafigueredo@uol.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }