Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA LGBTQIA+ NA ESCOLAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126513
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3717
    "inscrito_id" => 10692
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA LGBTQIA+ NA ESCOLAS"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta como tema a formação continuada como instrumento relevante para capacitar profissionais da educação no enfrentamento a violência de gênero contra pessoas LGBTQIAPN+ nas escolas. Busca analisar experiências pedagógicas para coletar informações sobre conflitos causados pela violência, contribuindo para a organização de propostas de formação continuada capazes de enfrentar os problemas que ocorrem na comunidade escolar. Esse processo educativo envolveu outras instituições e não se encerrou na escola. O método de pesquisa bibliográfica estabeleceu critérios e categorias para entender os processos políticos- metodológicos registrados nas produções acadêmicas buscando informações para saber quem são os trabalhadores(as) das escolas, um público majoritariamente composto por pessoas que sofreram violência as quais ameaçam a permanência delas nas escolas. Na elaboração da pesquisa bibliográfica foi possível constatar se as ações realizadas eram incipientes, pontuais, insuficientes aos docentes e estudantes e demais trabalhadores das escolas ou podem alterar a cultura institucional com potencial para ampliar e consolidar a permanência das pessoas LGBTQIAPN+ nas escolas. Todas as questões levantadas foram referenciadas pelos seguintes autores: Silva (2000), Rios (2019), Louro (2019), Junqueira (2013), Seffner (2020), Souza (2019), Butter (2015) dentre outros. Os resultados apresentados a partir da leitura dos artigos, identificaram os problemas causados por essa violência, oferecendo análises de informações, que, quando mapeadas facilitaram a elaboração de categorias que forneceram subsídios para discutir a formulação de uma proposta de formação continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10692_TB3717_22102025211729.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DALVA DE SOUZA FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "dalvafigueredo@uol.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126513
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3717
    "inscrito_id" => 10692
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA LGBTQIA+ NA ESCOLAS"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta como tema a formação continuada como instrumento relevante para capacitar profissionais da educação no enfrentamento a violência de gênero contra pessoas LGBTQIAPN+ nas escolas. Busca analisar experiências pedagógicas para coletar informações sobre conflitos causados pela violência, contribuindo para a organização de propostas de formação continuada capazes de enfrentar os problemas que ocorrem na comunidade escolar. Esse processo educativo envolveu outras instituições e não se encerrou na escola. O método de pesquisa bibliográfica estabeleceu critérios e categorias para entender os processos políticos- metodológicos registrados nas produções acadêmicas buscando informações para saber quem são os trabalhadores(as) das escolas, um público majoritariamente composto por pessoas que sofreram violência as quais ameaçam a permanência delas nas escolas. Na elaboração da pesquisa bibliográfica foi possível constatar se as ações realizadas eram incipientes, pontuais, insuficientes aos docentes e estudantes e demais trabalhadores das escolas ou podem alterar a cultura institucional com potencial para ampliar e consolidar a permanência das pessoas LGBTQIAPN+ nas escolas. Todas as questões levantadas foram referenciadas pelos seguintes autores: Silva (2000), Rios (2019), Louro (2019), Junqueira (2013), Seffner (2020), Souza (2019), Butter (2015) dentre outros. Os resultados apresentados a partir da leitura dos artigos, identificaram os problemas causados por essa violência, oferecendo análises de informações, que, quando mapeadas facilitaram a elaboração de categorias que forneceram subsídios para discutir a formulação de uma proposta de formação continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10692_TB3717_22102025211729.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DALVA DE SOUZA FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "dalvafigueredo@uol.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo apresenta como tema a formação continuada como instrumento relevante para capacitar profissionais da educação no enfrentamento a violência de gênero contra pessoas LGBTQIAPN+ nas escolas. Busca analisar experiências pedagógicas para coletar informações sobre conflitos causados pela violência, contribuindo para a organização de propostas de formação continuada capazes de enfrentar os problemas que ocorrem na comunidade escolar. Esse processo educativo envolveu outras instituições e não se encerrou na escola. O método de pesquisa bibliográfica estabeleceu critérios e categorias para entender os processos políticos- metodológicos registrados nas produções acadêmicas buscando informações para saber quem são os trabalhadores(as) das escolas, um público majoritariamente composto por pessoas que sofreram violência as quais ameaçam a permanência delas nas escolas. Na elaboração da pesquisa bibliográfica foi possível constatar se as ações realizadas eram incipientes, pontuais, insuficientes aos docentes e estudantes e demais trabalhadores das escolas ou podem alterar a cultura institucional com potencial para ampliar e consolidar a permanência das pessoas LGBTQIAPN+ nas escolas. Todas as questões levantadas foram referenciadas pelos seguintes autores: Silva (2000), Rios (2019), Louro (2019), Junqueira (2013), Seffner (2020), Souza (2019), Butter (2015) dentre outros. Os resultados apresentados a partir da leitura dos artigos, identificaram os problemas causados por essa violência, oferecendo análises de informações, que, quando mapeadas facilitaram a elaboração de categorias que forneceram subsídios para discutir a formulação de uma proposta de formação continuada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.