O LETRAMENTO CRÍTICO E O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126516 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3724 "inscrito_id" => 10510 "titulo" => "O LETRAMENTO CRÍTICO E O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS" "resumo" => "Este trabalho visa apresentar uma pesquisa desenvolvida no PCE (Programa Ciência na Escola), financiada pela FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas). O referido estudo ocorreu em uma escola Municipal, situada na zona norte de Manaus. Teve como objetivo desenvolver estratégias de ensino da leitura para o letramento crítico e argumentativo dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, através de sequências didáticas (SD) com o gênero discursivo artigo de opinião de forma contextualizada. A investigação baseou-se na teoria de Bakhtin (2003), que defende o ensino de gêneros do discurso na concepção dialógica, entendendo que são enunciados estáveis, presentes em práticas sociais. O projeto abrangeu as seguintes fases: revisão bibliográfica, planejamentos, implementação das ações e avaliação dos impactos gerados pela execução da proposta, quanto à aprendizagem dos alunos. A elaboração e aplicação das sequências didáticas baseou-se nos procedimentos metodológicos elaborados por Dolz et al (2004), que consistiu em quatro etapas de execução: apresentação da situação comunicacional, a atividade de leitura inicial; o trabalho com módulos de aprofundamento do gênero discursivo escolhido e; por fim foi realizada a atividade final de leitura. Além disso, aplicou-se as técnicas de pesquisa: questionário de perfil leitor, rodas de conversas com roteiros, diário de campo descritivo e reflexivo. Com a realização desta pesquisa foi possível contribuir para que os alunos desenvolvessem a capacidade de compreensão de textos de maneira crítica, contestando-os e construindo novos significados e, principalmente fazendo uso da leitura como uma prática social. Logo, as atividades realizadas impulsionaram uma tomada de consciência dos alunos em realizar uma leitura de forma ativa e reflexiva para atuarem na sociedade em que estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10510_TB3724_30102025221330.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessalvw18@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126516 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3724 "inscrito_id" => 10510 "titulo" => "O LETRAMENTO CRÍTICO E O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS" "resumo" => "Este trabalho visa apresentar uma pesquisa desenvolvida no PCE (Programa Ciência na Escola), financiada pela FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas). O referido estudo ocorreu em uma escola Municipal, situada na zona norte de Manaus. Teve como objetivo desenvolver estratégias de ensino da leitura para o letramento crítico e argumentativo dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, através de sequências didáticas (SD) com o gênero discursivo artigo de opinião de forma contextualizada. A investigação baseou-se na teoria de Bakhtin (2003), que defende o ensino de gêneros do discurso na concepção dialógica, entendendo que são enunciados estáveis, presentes em práticas sociais. O projeto abrangeu as seguintes fases: revisão bibliográfica, planejamentos, implementação das ações e avaliação dos impactos gerados pela execução da proposta, quanto à aprendizagem dos alunos. A elaboração e aplicação das sequências didáticas baseou-se nos procedimentos metodológicos elaborados por Dolz et al (2004), que consistiu em quatro etapas de execução: apresentação da situação comunicacional, a atividade de leitura inicial; o trabalho com módulos de aprofundamento do gênero discursivo escolhido e; por fim foi realizada a atividade final de leitura. Além disso, aplicou-se as técnicas de pesquisa: questionário de perfil leitor, rodas de conversas com roteiros, diário de campo descritivo e reflexivo. Com a realização desta pesquisa foi possível contribuir para que os alunos desenvolvessem a capacidade de compreensão de textos de maneira crítica, contestando-os e construindo novos significados e, principalmente fazendo uso da leitura como uma prática social. Logo, as atividades realizadas impulsionaram uma tomada de consciência dos alunos em realizar uma leitura de forma ativa e reflexiva para atuarem na sociedade em que estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10510_TB3724_30102025221330.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessalvw18@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }