Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMÓRIA GEOGRÁFICA: APLICAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho refere-se a uma atividade didático-pedagógica envolvendo um jogo intitulado "Memória Geográfica" voltado ao ensino de Geografia. Foi alicerçada no princípio das metodologias ativas, com foco em estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio e Curso Real, localizado em Ribeirão - PE. O objetivo do jogo foi fazer com que os estudantes analisem a estrutura, cores e outras características das rochas para identificar as correspondências corretas. O aporte teórico-metodológico considerou o conceito de metodologias ativas conforme Bacih e Moran (2018), a aprendizagem experiencial conforme Dewey (2002). Libâneo (1990) e Costa (2000) no que tange a importância de promover o protagonismo estudantil, fator central no jogo. Metodologicamente a atividade foi estruturada em duas etapas: na primeira, os estudantes resolveram questões do ENEM sobre Geologia geral e do Brasil, para uma introdução ao conteúdo abordado no jogo. Na segunda etapa, os estudantes participaram do jogo "Memória Geográfica", composto por 30 cartas, sendo 10 com os nomes das rochas e 20 com os pares das rochas. O jogo foi realizado desafiando os estudantes a virar três cartas para pontuar corretamente e, em seguida, responder a uma pergunta sobre o conteúdo geológico abordado na aula contextualizando-o. Os resultados da atividade foram analisados por meio de um questionário aplicado aos estudantes (Bardin, 2011), com o intuito de avaliar qualitativamente a sua percepção sobre a dinâmica do jogo e seu impacto no aprendizado. Conforme os dados coletados inferiu-se que os estudantes conseguiram compreender o conteúdo de forma significativa (Moreira, 1999), diante do contexto ativo da aprendizagem a que foram endereçados. Desse modo, conclui-se que a aplicação do jogo "Memória Geográfica" revelou-se uma prática pedagógica eficaz, evidenciando o impacto positivo do jogo enquanto metodologia ativa na aprendizagem de Geografia, tornando-a mais envolvente, produtiva e significativa para os estudantes.

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