A DICOTOMIA SAUSSURIANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE LÍNGUA E FALA NO ENSINO BÁSICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126533 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3802 "inscrito_id" => 2025 "titulo" => "A DICOTOMIA SAUSSURIANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE LÍNGUA E FALA NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo analisar, por meio de pesquisas bibliográficas, a abordagem da dicotomia estruturalista entre língua e fala nos livros didáticos de língua materna mostrando como e de que maneira os materiais didáticos apresentam e aplicam os conceitos propostos por Ferdinand de Saussure. Para isso, o presente artigo fundamenta-se na teoria estruturalista de Saussure (2012), com aportes teóricos de Martelotta (2012), Pietroforte (2013), Carvalho e Rosa (2007). A metodologia de pesquisa empreendida contrapõe-se à abordagem quantitativa de orientação positivista, caracterizando-se por ser de natureza essencialmente qualitativa e interpretativa, no sentido de que trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes (Minayo, 2001), com o intuito de, a partir da interpretação crítica do livro didático, erguer conhecimentos sobre a abordagem estrutural da linguagem. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir de um corpus de dez textos e exercícios retirados de livros didáticos de língua portuguesa tanto de ensino fundamental como de ensino médio, com o intuito de fazer um estudo comparativo entre os dois níveis educacionais frente a abordagem a ser analisada. Entre os resultados extraídos, podemos dizer que os livros de ensino fundamental apresentam aspectos de distanciamento entre língua e fala, enquanto os de ensino médio conseguem aproximar as duas abordagens saussurianas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2025_TB3802_15102025141238.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE ARAÚJO FREIRE" "autor_nome_curto" => "Eduarda Freire" "autor_email" => "eduardafreire115@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126533 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3802 "inscrito_id" => 2025 "titulo" => "A DICOTOMIA SAUSSURIANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE LÍNGUA E FALA NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo analisar, por meio de pesquisas bibliográficas, a abordagem da dicotomia estruturalista entre língua e fala nos livros didáticos de língua materna mostrando como e de que maneira os materiais didáticos apresentam e aplicam os conceitos propostos por Ferdinand de Saussure. Para isso, o presente artigo fundamenta-se na teoria estruturalista de Saussure (2012), com aportes teóricos de Martelotta (2012), Pietroforte (2013), Carvalho e Rosa (2007). A metodologia de pesquisa empreendida contrapõe-se à abordagem quantitativa de orientação positivista, caracterizando-se por ser de natureza essencialmente qualitativa e interpretativa, no sentido de que trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes (Minayo, 2001), com o intuito de, a partir da interpretação crítica do livro didático, erguer conhecimentos sobre a abordagem estrutural da linguagem. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir de um corpus de dez textos e exercícios retirados de livros didáticos de língua portuguesa tanto de ensino fundamental como de ensino médio, com o intuito de fazer um estudo comparativo entre os dois níveis educacionais frente a abordagem a ser analisada. Entre os resultados extraídos, podemos dizer que os livros de ensino fundamental apresentam aspectos de distanciamento entre língua e fala, enquanto os de ensino médio conseguem aproximar as duas abordagens saussurianas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2025_TB3802_15102025141238.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE ARAÚJO FREIRE" "autor_nome_curto" => "Eduarda Freire" "autor_email" => "eduardafreire115@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }