Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DICOTOMIA SAUSSURIANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE LÍNGUA E FALA NO ENSINO BÁSICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo analisar, por meio de pesquisas bibliográficas, a abordagem da dicotomia estruturalista entre língua e fala nos livros didáticos de língua materna mostrando como e de que maneira os materiais didáticos apresentam e aplicam os conceitos propostos por Ferdinand de Saussure. Para isso, o presente artigo fundamenta-se na teoria estruturalista de Saussure (2012), com aportes teóricos de Martelotta (2012), Pietroforte (2013), Carvalho e Rosa (2007). A metodologia de pesquisa empreendida contrapõe-se à abordagem quantitativa de orientação positivista, caracterizando-se por ser de natureza essencialmente qualitativa e interpretativa, no sentido de que trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes (Minayo, 2001), com o intuito de, a partir da interpretação crítica do livro didático, erguer conhecimentos sobre a abordagem estrutural da linguagem. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir de um corpus de dez textos e exercícios retirados de livros didáticos de língua portuguesa tanto de ensino fundamental como de ensino médio, com o intuito de fazer um estudo comparativo entre os dois níveis educacionais frente a abordagem a ser analisada. Entre os resultados extraídos, podemos dizer que os livros de ensino fundamental apresentam aspectos de distanciamento entre língua e fala, enquanto os de ensino médio conseguem aproximar as duas abordagens saussurianas.

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