Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO PROFESSOR NA PROMOÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A resolução de problemas é um elemento em destaque no ensino da matemática, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades de pensamento crítico e estratégias de raciocínio. No entanto, o sucesso dessa abordagem depende diretamente da atuação do professor como mediador desse processo. Este trabalho tem como objetivo discutir o papel do professor na mediação de tarefas de resolução de problemas, destacando estratégias que favoreçam a autonomia dos alunos e promovam um ambiente investigativo na sala de aula. O estudo fundamenta-se em uma revisão teórica de autores como Polya (1945), Schoenfeld (1985), Onuchic (1999) e Pozo (1998) que ressaltam a importância de um ensino baseado em problemas como ferramenta para a construção do conhecimento matemático. Além disso, reflete-se sobre a prática docente em uma pós-graduação em Educação Matemática, na qual são propostas atividades que incentivam os professores em formação a repensar sua atuação em sala de aula. Por meio de discussões, análise de casos e elaboração de tarefas, os professores são desafiados a refletir sobre como promover a resolução de problemas em seus contextos educacionais. A discussão evidencia que, para que o ensino por meio da resolução de problemas seja efetivo, o professor precisa atuar como mediador, promovendo questionamentos e incentivando a argumentação matemática, além de propiciar tarefas que promovam um ambiente para e equidade. Ademais, a pesquisa aponta desafios enfrentados pelos docentes, como a seleção de problemas adequados ao nível dos alunos e a resistência em enfrentar situações desafiadoras, ressaltando a necessidade de formação continuada por meio de oficinas práticas e discussões de casos. Conclui-se que a mediação docente é essencial para o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos e que investir na formação do professor é fundamental para potencializar essa prática pedagógica.

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