LINHA EVOLUTIVA: PROPOSTA DE RECURSO LÚDICO PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO DAS PLANTAS TERRESTRES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126540 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3826 "inscrito_id" => 6344 "titulo" => "LINHA EVOLUTIVA: PROPOSTA DE RECURSO LÚDICO PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO DAS PLANTAS TERRESTRES" "resumo" => "A Botânica é uma das principais áreas da Biologia, abrangendo diversas abordagens para investigar o crescimento, a reprodução, o metabolismo, o desenvolvimento e a evolução das plantas. No entanto, muitos alunos enfrentam dificuldades em assimilar esses conteúdos devido à sua complexidade e à abordagem frequentemente teórica do ensino, tornando essencial o uso de estratégias didáticas inovadoras que tornem o aprendizado mais acessível. Diante disso, a aplicabilidade de jogos didáticos ganha espaço como um método de aprendizagem significativa, tornando o exercício docente mais lúdico e eficaz (Marinho, 2021). Nesse contexto, licenciandos do Curso de Ciências Biológicas (UFPE/CAV) desenvolveram a "Linha Evolutiva", um jogo didático voltado para o ensino de Botânica no Ensino Médio. O jogo tem como objetivo facilitar a compreensão das plantas terrestres e de suas características ao longo do processo evolutivo, consistindo em uma linha evolutiva com 18 momentos, dos quais quatro marcam o surgimento de cada grupo de plantas. Além disso, conta com 18 cartas que apresentam informações sobre as características evolutivas desses organismos. Todas as informações foram extraídas de livros didáticos, e o material foi desenvolvido com recursos de baixo custo. A produção do jogo didático incluiu a criação da linha evolutiva, montagem do conteúdo, montagem das cartas, impressões em papel-cartão e recortes. O recurso oferece diferentes formas de aplicação, sendo útil tanto para fixação do conteúdo quanto para atribuição de pontuação na disciplina e os discentes podem jogar organizando as cartas com as características evolutivas das plantas terrestres no tabuleiro conforme a ordem do seu surgimento. Para Araújo et al. (2024) o desenvolvimento de recursos pedagógicos estimula os alunos e promovem uma aprendizagem significativa em Botânica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6344_TB3826_10112025231516.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REYNAN LUCAS DE LIMA GOMES" "autor_nome_curto" => "REYNAN LUCAS" "autor_email" => "reynan.lucas@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126540 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3826 "inscrito_id" => 6344 "titulo" => "LINHA EVOLUTIVA: PROPOSTA DE RECURSO LÚDICO PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO DAS PLANTAS TERRESTRES" "resumo" => "A Botânica é uma das principais áreas da Biologia, abrangendo diversas abordagens para investigar o crescimento, a reprodução, o metabolismo, o desenvolvimento e a evolução das plantas. No entanto, muitos alunos enfrentam dificuldades em assimilar esses conteúdos devido à sua complexidade e à abordagem frequentemente teórica do ensino, tornando essencial o uso de estratégias didáticas inovadoras que tornem o aprendizado mais acessível. Diante disso, a aplicabilidade de jogos didáticos ganha espaço como um método de aprendizagem significativa, tornando o exercício docente mais lúdico e eficaz (Marinho, 2021). Nesse contexto, licenciandos do Curso de Ciências Biológicas (UFPE/CAV) desenvolveram a "Linha Evolutiva", um jogo didático voltado para o ensino de Botânica no Ensino Médio. O jogo tem como objetivo facilitar a compreensão das plantas terrestres e de suas características ao longo do processo evolutivo, consistindo em uma linha evolutiva com 18 momentos, dos quais quatro marcam o surgimento de cada grupo de plantas. Além disso, conta com 18 cartas que apresentam informações sobre as características evolutivas desses organismos. Todas as informações foram extraídas de livros didáticos, e o material foi desenvolvido com recursos de baixo custo. A produção do jogo didático incluiu a criação da linha evolutiva, montagem do conteúdo, montagem das cartas, impressões em papel-cartão e recortes. O recurso oferece diferentes formas de aplicação, sendo útil tanto para fixação do conteúdo quanto para atribuição de pontuação na disciplina e os discentes podem jogar organizando as cartas com as características evolutivas das plantas terrestres no tabuleiro conforme a ordem do seu surgimento. Para Araújo et al. (2024) o desenvolvimento de recursos pedagógicos estimula os alunos e promovem uma aprendizagem significativa em Botânica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6344_TB3826_10112025231516.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REYNAN LUCAS DE LIMA GOMES" "autor_nome_curto" => "REYNAN LUCAS" "autor_email" => "reynan.lucas@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }