Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LINHA EVOLUTIVA: PROPOSTA DE RECURSO LÚDICO PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO DAS PLANTAS TERRESTRES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Botânica é uma das principais áreas da Biologia, abrangendo diversas abordagens para investigar o crescimento, a reprodução, o metabolismo, o desenvolvimento e a evolução das plantas. No entanto, muitos alunos enfrentam dificuldades em assimilar esses conteúdos devido à sua complexidade e à abordagem frequentemente teórica do ensino, tornando essencial o uso de estratégias didáticas inovadoras que tornem o aprendizado mais acessível. Diante disso, a aplicabilidade de jogos didáticos ganha espaço como um método de aprendizagem significativa, tornando o exercício docente mais lúdico e eficaz (Marinho, 2021). Nesse contexto, licenciandos do Curso de Ciências Biológicas (UFPE/CAV) desenvolveram a "Linha Evolutiva", um jogo didático voltado para o ensino de Botânica no Ensino Médio. O jogo tem como objetivo facilitar a compreensão das plantas terrestres e de suas características ao longo do processo evolutivo, consistindo em uma linha evolutiva com 18 momentos, dos quais quatro marcam o surgimento de cada grupo de plantas. Além disso, conta com 18 cartas que apresentam informações sobre as características evolutivas desses organismos. Todas as informações foram extraídas de livros didáticos, e o material foi desenvolvido com recursos de baixo custo. A produção do jogo didático incluiu a criação da linha evolutiva, montagem do conteúdo, montagem das cartas, impressões em papel-cartão e recortes. O recurso oferece diferentes formas de aplicação, sendo útil tanto para fixação do conteúdo quanto para atribuição de pontuação na disciplina e os discentes podem jogar organizando as cartas com as características evolutivas das plantas terrestres no tabuleiro conforme a ordem do seu surgimento. Para Araújo et al. (2024) o desenvolvimento de recursos pedagógicos estimula os alunos e promovem uma aprendizagem significativa em Botânica.

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