A INFLUÊNCIA DA AUSÊNCIA DO ENSINO DE GESTÃO, ECONOMIA E INOVAÇÃO NA INSERÇÃO DE JOVENS RECÉM- FORMADOS NO MERCADO DE TRABALHO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126542 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3838 "inscrito_id" => 1681 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA AUSÊNCIA DO ENSINO DE GESTÃO, ECONOMIA E INOVAÇÃO NA INSERÇÃO DE JOVENS RECÉM- FORMADOS NO MERCADO DE TRABALHO" "resumo" => "A ausência de disciplinas voltadas à gestão, economia e inovação no currículo educacional brasileiro impacta a inserção de jovens recém-formados no mercado de trabalho. Dados do IBGE de 2018 indicam que 23% dos jovens entre 15 e 29 anos não estudavam nem trabalhavam, os chamados “nem-nem”, um aumento em relação aos 20% de 2014. Essa lacuna compromete a capacidade dos jovens de se adaptarem às exigências do mercado, que valoriza habilidades de gestão e inovação. Como defende Paulo Freire (1996), a educação deve ser libertadora e voltada para formação crítica do indivíduo, permitindo que ele atue no mundo de forma transformadora. No entanto, o ensino tradicional ainda não prepara os jovens para os desafios do mercado. Contudo, a BNCC recomenda a inclusão de temas contemporâneos, como ciência e tecnologia, de forma transversal no currículo escolar, mas não há uma obrigatoriedade para esse modelo de ensino. Além disso, a Lei nº 13.415/2017, que reformulou o Ensino Médio, introduziu a possibilidade de itinerários formativos, mas ainda deixa lacunas na formação para o mercado. Este estudo tem como objetivo geral analisar como a falta de ensino nessas áreas influencia a empregabilidade dos jovens. Busca-se identificar a percepção dos recém-formados sobre sua preparação para o mercado e avaliar a demanda por competências relacionadas à gestão, economia e inovação. A metodologia envolve pesquisa quantitativa, com aplicação de questionários. Espera-se encontrar, uma correlação entre a ausência dessas disciplinas e a dificuldade de inserção profissional. Conclui-se que a inclusão formal destas disciplinas é essencial para melhorar a empregabilidade e reduzir as taxas de desemprego nessa faixa etária. Como Vygotsky (1978) argumenta, o aprendizado ocorre na interação entre sujeito e sociedade, sendo assim a reformulação curricular deve alinhar-se às demandas do mercado, garantindo que os estudantes saiam da escola preparados não apenas academicamente, mas também profissionalmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1681_TB3838_28102025143747.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIEL DURVAL" "autor_nome_curto" => "JANIEL Durval" "autor_email" => "janieldurval15@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126542 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3838 "inscrito_id" => 1681 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA AUSÊNCIA DO ENSINO DE GESTÃO, ECONOMIA E INOVAÇÃO NA INSERÇÃO DE JOVENS RECÉM- FORMADOS NO MERCADO DE TRABALHO" "resumo" => "A ausência de disciplinas voltadas à gestão, economia e inovação no currículo educacional brasileiro impacta a inserção de jovens recém-formados no mercado de trabalho. Dados do IBGE de 2018 indicam que 23% dos jovens entre 15 e 29 anos não estudavam nem trabalhavam, os chamados “nem-nem”, um aumento em relação aos 20% de 2014. Essa lacuna compromete a capacidade dos jovens de se adaptarem às exigências do mercado, que valoriza habilidades de gestão e inovação. Como defende Paulo Freire (1996), a educação deve ser libertadora e voltada para formação crítica do indivíduo, permitindo que ele atue no mundo de forma transformadora. No entanto, o ensino tradicional ainda não prepara os jovens para os desafios do mercado. Contudo, a BNCC recomenda a inclusão de temas contemporâneos, como ciência e tecnologia, de forma transversal no currículo escolar, mas não há uma obrigatoriedade para esse modelo de ensino. Além disso, a Lei nº 13.415/2017, que reformulou o Ensino Médio, introduziu a possibilidade de itinerários formativos, mas ainda deixa lacunas na formação para o mercado. Este estudo tem como objetivo geral analisar como a falta de ensino nessas áreas influencia a empregabilidade dos jovens. Busca-se identificar a percepção dos recém-formados sobre sua preparação para o mercado e avaliar a demanda por competências relacionadas à gestão, economia e inovação. A metodologia envolve pesquisa quantitativa, com aplicação de questionários. Espera-se encontrar, uma correlação entre a ausência dessas disciplinas e a dificuldade de inserção profissional. Conclui-se que a inclusão formal destas disciplinas é essencial para melhorar a empregabilidade e reduzir as taxas de desemprego nessa faixa etária. Como Vygotsky (1978) argumenta, o aprendizado ocorre na interação entre sujeito e sociedade, sendo assim a reformulação curricular deve alinhar-se às demandas do mercado, garantindo que os estudantes saiam da escola preparados não apenas academicamente, mas também profissionalmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1681_TB3838_28102025143747.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIEL DURVAL" "autor_nome_curto" => "JANIEL Durval" "autor_email" => "janieldurval15@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }