TROCANDO AS PALAVRAS: O USO DE CLÍTICOS EM TEXTOS DE VESTIBULANDOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126544 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3841 "inscrito_id" => 10971 "titulo" => "TROCANDO AS PALAVRAS: O USO DE CLÍTICOS EM TEXTOS DE VESTIBULANDOS" "resumo" => "O artigo versa sobre o uso da norma culta da língua portuguesa por vestibulandos em preparação para a prova do ENEM, em especifico à posição que os pronomes oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo a que se referem. A colocação pronominal é regida por regras sintáticas e fonológicas que determinam a posição do pronome (próclise, mesóclise e ênclise) refrendando o sujeito da oração, bem dispõe a norma culta da língua ensinada aos alunos em seu percurso instrutivo, mas nem sempre empregada adequadamente por eles, ocasionando ruídos na comunicação escrita. Nessa perspectiva, questionamos: Se existe uma forma prescritiva pela gramática normativa para o uso do clítico, porque ela não é respeitada na escrita? Mote da presente investigação em andamento cujo objetivo é analisar o uso do clítico nas produções escritas de alunos vestibulandos. Para tanto, utilizamos a revisão bibliográfica atrelada a pesquisa de campo de caráter quanti-qualitativa, definidas por Severino (2013), Lakatos e Marconi (2003). Verificamos, assim, que o fenômeno em questão possui reflexos endógenos e exógenos, oriundos da influência da oralidade na escrita, como também da insegurança por parte do falante nativo em relaçao a aspectos escritos normativos da língua. Assim, por se tratar de uma pesquisa em andamento, não obtivemos, ainda, a plenitude dos resultados, os quais apontam para equívos no uso da norma, posto na oralidade ela apresentar três formas de execução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10971_TB3841_29102025223749.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALED LEVY DE LIMA PINTO" "autor_nome_curto" => "Kaled Levy" "autor_email" => "kaledpinto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126544 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3841 "inscrito_id" => 10971 "titulo" => "TROCANDO AS PALAVRAS: O USO DE CLÍTICOS EM TEXTOS DE VESTIBULANDOS" "resumo" => "O artigo versa sobre o uso da norma culta da língua portuguesa por vestibulandos em preparação para a prova do ENEM, em especifico à posição que os pronomes oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo a que se referem. A colocação pronominal é regida por regras sintáticas e fonológicas que determinam a posição do pronome (próclise, mesóclise e ênclise) refrendando o sujeito da oração, bem dispõe a norma culta da língua ensinada aos alunos em seu percurso instrutivo, mas nem sempre empregada adequadamente por eles, ocasionando ruídos na comunicação escrita. Nessa perspectiva, questionamos: Se existe uma forma prescritiva pela gramática normativa para o uso do clítico, porque ela não é respeitada na escrita? Mote da presente investigação em andamento cujo objetivo é analisar o uso do clítico nas produções escritas de alunos vestibulandos. Para tanto, utilizamos a revisão bibliográfica atrelada a pesquisa de campo de caráter quanti-qualitativa, definidas por Severino (2013), Lakatos e Marconi (2003). Verificamos, assim, que o fenômeno em questão possui reflexos endógenos e exógenos, oriundos da influência da oralidade na escrita, como também da insegurança por parte do falante nativo em relaçao a aspectos escritos normativos da língua. Assim, por se tratar de uma pesquisa em andamento, não obtivemos, ainda, a plenitude dos resultados, os quais apontam para equívos no uso da norma, posto na oralidade ela apresentar três formas de execução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10971_TB3841_29102025223749.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALED LEVY DE LIMA PINTO" "autor_nome_curto" => "Kaled Levy" "autor_email" => "kaledpinto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }