Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO RIBEIRINHA A (RE)EXISTÊNCIA DAS ESCOLAS DAS ÁGUAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo desenvolve uma reflexão sobre as problemáticas enfrentadas pelas Comunidades Ribeirinhas no que tange o acesso a uma educação de qualidade e evidencia a importância da sistematização de discussões sobre aspectos pedagógicos e de gestão desse contexto. O estudo é de cunho qualitativo do tipo levantamento bibliográfico. Recorreu-se a base de dados: da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD e ao Google Acadêmico para realizar o levantamento, as discussões apresentadas neste texto sustentam-se em artigos, dissertações e teses. De acordo com as buscas, podemos perceber que a comunidade que vive às margens dos rios é caracterizada por sua história de luta e reivindicações de seus direitos, mesmo que previstos na constituição. Foram elencados estudos que investigaram o contexto das escolas localizadas nas Comunidades Ribeirinhas no período de 2014 a 2024. Observou-se com esse estudo que em relação a dimensão pedagógica é necessário que o conteúdo ministrado seja contextualizado para o cotidiano do aluno e seus conhecimentos prévios sejam aproveitados durante o processo de ensino e aprendizagem. Outro fator preponderante é a dinâmica das água que influenciam no período letivo de maneira significativa. As escolas das água apresentam particularidades que devem ser consideradas pela gestão educacional e pelos professores durante o processo ensino aprendizagem. Durante a pesquisa observamos que há uma carência de estudos direcionados a temática, o que aponta a necessidade da potencialização de pesquisas nessa área com o intuito de proporcionar melhorias para as comunidades que vivem as margens dos rios e seus afluentes.

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