Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a abordagem dos gêneros argumentativos nos livros didáticos da Coleção Interação: Linguagens e suas Tecnologias, da Editora do Brasil, em três volumes publicados no ano de 2024, direcionados ao Ensino Médio. Esta investigação se justifica pela necessidade de fortalecimento da capacidade argumentativa dos estudantes nessa etapa de escolarização, em virtude de anteceder e ser preparatória para as seleções que visam o ingresso na universidade e, ainda, por partirmos do pressuposto, com base em nossas experiências, de que esse recurso didático possui lacunas na abordagem de gêneros argumentativos. Nesse cenário, o estudo atende ao objetivo de analisar o espaço destinado aos gêneros argumentativos pela coletânea Interação: Linguagens e suas Tecnologias, da Editora do Brasil, investigando suas contribuições para a consolidação da competência argumentativa de alunos no Ensino Médio. Para tanto, fez-se uma pesquisa qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e documental. Como aporte teórico, o estudo foi fundamentado em autores como: Bakhtin (2002), que fundamenta a dicussão sobre os gêneros do discurso, complementada por Sousa (2022), no que tange aos gêneros argumentativos na escola; Adam (2011), para subsidiar a compreensão sobre a construção de sequências argumentativas; Lorenset e Casal (2017), Reis e Magalhães (2011), que tratam sobre o livro didático, entre outros. Como resultados, a pesquisa aponta que os livros didáticos analisados contemplam significativamente os gêneros argumentativos, embora ainda necessitem de maior aprofundamento para que os alunos desenvolvam, satisfatoriamente, atividades de compreensão e de produção de texto argumentativo. Por fim, conclui-se que a atuação do professor é fundamental no que diz respeito à promoção de estratégias para assegurar bom desempenho dos alunos na leitura e escrita de tais gêneros.

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