A ABORDAGEM DO TEMA SOLO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126564 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3912 "inscrito_id" => 11249 "titulo" => "A ABORDAGEM DO TEMA SOLO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS" "resumo" => "A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados na proteção do meio ambiente. Nesse ínterim, o solo é um recurso vital para o ser humano e a biodiversidade, conforme apontam Muggler, Pinto Sobrinho e Machado (2006) e, por isso, deve ser um tema abordado de forma a conscientizar os alunos sobre sua importância e os impactos de sua degradação. Este artigo tem como objetivo discutir a educação ambiental nas escolas, com foco no tema solo e sua preservação com alunos entre 6 e 14 anos, tanto em Portugal quanto no Brasil, considerando a importância de espaços não formais de aprendizagem. É caracterizado com uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo (Salvador, 1986) com o uso da técnica de pesquisa bibliográfica e da técnica da análise explicativa das soluções nos dados coletados (Lima; Mioto, 2007). Utilizou-se na coleta de dados artigos científicos publicados na Scientific Electronic Library Online (Scielo), legislação educacional do Brasil e Portugal disponível em suporte virtual on-line, livros, trabalhos publicados em congressos, teses e dissertações com base nos descritores: ensino básico, educação não formal, educação ambiental, espaços não formais, educação básica e aprendizagem. Os resultados indicaram que, embora o tema solo esteja presente nos currículos escolares, há lacunas significativas na sua implementação efetiva, sugerindo que a sua inserção seja planejada de modo a construir um percurso didático metodológico significativo e contribuir com processos de aprendizagem. Enquanto em Portugal a educação ambiental foi integrada ao currículo, sua aplicação prática ainda é limitada, no Brasil, a legislação também prevê a educação ambiental, mas enfrenta desafios na prática em sala de aula. Projetos de educação não formal na Europa e iniciativas no Brasil, têm mostrado potencial para complementar a educação formal, proporcionando experiências práticas e contextualizadas que facilitam a compreensão da importância do solo e promovem a consciência ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11249_TB3912_15102025212941.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO FAUSTO KUSTER CID" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eduardok@ifes.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126564 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3912 "inscrito_id" => 11249 "titulo" => "A ABORDAGEM DO TEMA SOLO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS" "resumo" => "A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados na proteção do meio ambiente. Nesse ínterim, o solo é um recurso vital para o ser humano e a biodiversidade, conforme apontam Muggler, Pinto Sobrinho e Machado (2006) e, por isso, deve ser um tema abordado de forma a conscientizar os alunos sobre sua importância e os impactos de sua degradação. Este artigo tem como objetivo discutir a educação ambiental nas escolas, com foco no tema solo e sua preservação com alunos entre 6 e 14 anos, tanto em Portugal quanto no Brasil, considerando a importância de espaços não formais de aprendizagem. É caracterizado com uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo (Salvador, 1986) com o uso da técnica de pesquisa bibliográfica e da técnica da análise explicativa das soluções nos dados coletados (Lima; Mioto, 2007). Utilizou-se na coleta de dados artigos científicos publicados na Scientific Electronic Library Online (Scielo), legislação educacional do Brasil e Portugal disponível em suporte virtual on-line, livros, trabalhos publicados em congressos, teses e dissertações com base nos descritores: ensino básico, educação não formal, educação ambiental, espaços não formais, educação básica e aprendizagem. Os resultados indicaram que, embora o tema solo esteja presente nos currículos escolares, há lacunas significativas na sua implementação efetiva, sugerindo que a sua inserção seja planejada de modo a construir um percurso didático metodológico significativo e contribuir com processos de aprendizagem. Enquanto em Portugal a educação ambiental foi integrada ao currículo, sua aplicação prática ainda é limitada, no Brasil, a legislação também prevê a educação ambiental, mas enfrenta desafios na prática em sala de aula. Projetos de educação não formal na Europa e iniciativas no Brasil, têm mostrado potencial para complementar a educação formal, proporcionando experiências práticas e contextualizadas que facilitam a compreensão da importância do solo e promovem a consciência ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11249_TB3912_15102025212941.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO FAUSTO KUSTER CID" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eduardok@ifes.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }