Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM DO TEMA SOLO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados na proteção do meio ambiente. Nesse ínterim, o solo é um recurso vital para o ser humano e a biodiversidade, conforme apontam Muggler, Pinto Sobrinho e Machado (2006) e, por isso, deve ser um tema abordado de forma a conscientizar os alunos sobre sua importância e os impactos de sua degradação. Este artigo tem como objetivo discutir a educação ambiental nas escolas, com foco no tema solo e sua preservação com alunos entre 6 e 14 anos, tanto em Portugal quanto no Brasil, considerando a importância de espaços não formais de aprendizagem. É caracterizado com uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo (Salvador, 1986) com o uso da técnica de pesquisa bibliográfica e da técnica da análise explicativa das soluções nos dados coletados (Lima; Mioto, 2007). Utilizou-se na coleta de dados artigos científicos publicados na Scientific Electronic Library Online (Scielo), legislação educacional do Brasil e Portugal disponível em suporte virtual on-line, livros, trabalhos publicados em congressos, teses e dissertações com base nos descritores: ensino básico, educação não formal, educação ambiental, espaços não formais, educação básica e aprendizagem. Os resultados indicaram que, embora o tema solo esteja presente nos currículos escolares, há lacunas significativas na sua implementação efetiva, sugerindo que a sua inserção seja planejada de modo a construir um percurso didático metodológico significativo e contribuir com processos de aprendizagem. Enquanto em Portugal a educação ambiental foi integrada ao currículo, sua aplicação prática ainda é limitada, no Brasil, a legislação também prevê a educação ambiental, mas enfrenta desafios na prática em sala de aula. Projetos de educação não formal na Europa e iniciativas no Brasil, têm mostrado potencial para complementar a educação formal, proporcionando experiências práticas e contextualizadas que facilitam a compreensão da importância do solo e promovem a consciência ambiental.

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