Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga o estágio supervisionado obrigatório em Educação Infantil, realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria José Arcoverde, em Teresina-P. Foi desenvolvido com o objetivo de relatar as experiências vivenciadas durante o estágio, tendo em vista a importância de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na teoria. Para tanto, foi necessário acompanhar a rotina de uma turma de crianças de 5 a 6 anos de idade, observar o desenvolvimento infantil e analisar as metodologias adotadas pelas professoras, além de planejar atividades pedagógicas que envolvessem ludicidade, arte e o protagonismo infantil. Realizou-se, assim, uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram interpretados a partir da observação direta e da análise do contexto escolar. Diante disso, verificou-se que a prática pedagógica é fundamental para a formação de futuros professores, permitindo a consolidação de competências, a reflexão sobre o desenvolvimento das crianças e a interação com a equipe escolar. Além disso, constatou-se que o ambiente escolar, apesar de algumas dificuldades estruturais e de recursos, proporciona um espaço de aprendizado rico, onde as professoras buscam sempre adaptar suas práticas às necessidades dos alunos. Os resultados permitiram a seguinte conclusão: o estágio supervisionado em Educação Infantil é uma etapa indispensável na formação dos profissionais de pedagogia, proporcionando uma experiência prática que fortalece o processo de ensino-aprendizagem e contribui para a qualificação do futuro docente.

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