Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIANÇAS E TELAS: CONSEQUÊNCIAS DO USO EXCESSIVO NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126577
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3969
    "inscrito_id" => 11394
    "titulo" => "CRIANÇAS E TELAS: CONSEQUÊNCIAS DO USO EXCESSIVO NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL"
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo analisar as consequências do uso excessivo de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento infantil, com foco na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, acadêmico e socioemocional das crianças. Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), seguindo as diretrizes PRISMA, de artigos publicados nos últimos cinco anos, selecionados a partir de bases de dados acadêmicas reconhecidas e filtrados com critérios de inclusão e exclusão. Os resultados demonstram que o uso excessivo e não mediado de telas na infância está associado a impactos negativos no desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e motor. Crianças que ultrapassam o tempo recomendado apresentam dificuldades acadêmicas, menor interação social e distúrbios do sono, além de estarem mais suscetíveis a problemas como obesidade, ansiedade, depressão e outros efeitos prejudiciais ao seu desenvolvimento global. No entanto, o uso mediado e orientado por recomendações médicas pode trazer benefícios, especialmente no contexto educacional. Além disso, os resultados evidenciam uma lacuna na literatura sobre abordagens pedagógicas voltadas aos efeitos do uso excessivo de telas por crianças. Conclui-se que o tempo de tela exacerbado acarreta diversos impactos negativos no desenvolvimento infantil, sobretudo quando não há mediação adequada dos responsáveis. Portanto, além de identificar tais efeitos, a pesquisa também avaliou possíveis alternativas para equilibrar tecnologia e desenvolvimento infantil, considerando a perspectiva de pais, professores e especialistas. Ademais, contribuiu para a formulação de recomendações destinadas a esses públicos, oferecendo diretrizes para um uso mais consciente e benéfico das telas na infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11394_TB3969_28102025211910.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA ELIAS SABAG"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianaselias30@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126577
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3969
    "inscrito_id" => 11394
    "titulo" => "CRIANÇAS E TELAS: CONSEQUÊNCIAS DO USO EXCESSIVO NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL"
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo analisar as consequências do uso excessivo de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento infantil, com foco na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, acadêmico e socioemocional das crianças. Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), seguindo as diretrizes PRISMA, de artigos publicados nos últimos cinco anos, selecionados a partir de bases de dados acadêmicas reconhecidas e filtrados com critérios de inclusão e exclusão. Os resultados demonstram que o uso excessivo e não mediado de telas na infância está associado a impactos negativos no desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e motor. Crianças que ultrapassam o tempo recomendado apresentam dificuldades acadêmicas, menor interação social e distúrbios do sono, além de estarem mais suscetíveis a problemas como obesidade, ansiedade, depressão e outros efeitos prejudiciais ao seu desenvolvimento global. No entanto, o uso mediado e orientado por recomendações médicas pode trazer benefícios, especialmente no contexto educacional. Além disso, os resultados evidenciam uma lacuna na literatura sobre abordagens pedagógicas voltadas aos efeitos do uso excessivo de telas por crianças. Conclui-se que o tempo de tela exacerbado acarreta diversos impactos negativos no desenvolvimento infantil, sobretudo quando não há mediação adequada dos responsáveis. Portanto, além de identificar tais efeitos, a pesquisa também avaliou possíveis alternativas para equilibrar tecnologia e desenvolvimento infantil, considerando a perspectiva de pais, professores e especialistas. Ademais, contribuiu para a formulação de recomendações destinadas a esses públicos, oferecendo diretrizes para um uso mais consciente e benéfico das telas na infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11394_TB3969_28102025211910.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA ELIAS SABAG"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianaselias30@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as consequências do uso excessivo de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento infantil, com foco na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, acadêmico e socioemocional das crianças. Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), seguindo as diretrizes PRISMA, de artigos publicados nos últimos cinco anos, selecionados a partir de bases de dados acadêmicas reconhecidas e filtrados com critérios de inclusão e exclusão. Os resultados demonstram que o uso excessivo e não mediado de telas na infância está associado a impactos negativos no desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e motor. Crianças que ultrapassam o tempo recomendado apresentam dificuldades acadêmicas, menor interação social e distúrbios do sono, além de estarem mais suscetíveis a problemas como obesidade, ansiedade, depressão e outros efeitos prejudiciais ao seu desenvolvimento global. No entanto, o uso mediado e orientado por recomendações médicas pode trazer benefícios, especialmente no contexto educacional. Além disso, os resultados evidenciam uma lacuna na literatura sobre abordagens pedagógicas voltadas aos efeitos do uso excessivo de telas por crianças. Conclui-se que o tempo de tela exacerbado acarreta diversos impactos negativos no desenvolvimento infantil, sobretudo quando não há mediação adequada dos responsáveis. Portanto, além de identificar tais efeitos, a pesquisa também avaliou possíveis alternativas para equilibrar tecnologia e desenvolvimento infantil, considerando a perspectiva de pais, professores e especialistas. Ademais, contribuiu para a formulação de recomendações destinadas a esses públicos, oferecendo diretrizes para um uso mais consciente e benéfico das telas na infância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.