Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REVISITANDO O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE A PARTIR DE SUA TESE – EDUCAÇÃO E ATUALIDADE BRASILEIRA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este ensaio bibliográfico tem por objetivo refletir sobre a atualidade do pensamento do Patrono da Educação brasileira a partir de sua tese escrita para o concurso da Escola de Belas Artes de Pernambuco na década de 1950. Freire (2003) revela-se extremamente atual no século XXI. Seus argumentos sobre a educação libertadora destacam as condições sociais do país, à época e ressaltam a importância da experiência democrática, fundamentada no diálogo entre diferentes setores da sociedade. Para Freire, a democracia não se constrói isoladamente, mas na interação entre trabalhadores, escolas, sindicatos, empresas, associações comunitárias e diversos espaços de participação social. Segundo o autor, a educação tem um papel fundamental na superação da "inexperiência democrática", permitindo que as classes populares adquiram conhecimento, compreendam sua realidade e exerçam plenamente seus direitos. Freire defende um modelo educacional que vá além da simples transmissão de conteúdo, promovendo a participação social e incentivando a transição da consciência ingênua para a consciência crítica. O acesso à educação escolar de qualidade é essencial para garantir a inclusão social e fortalecer a democracia. Quando a população participa ativamente das decisões políticas e sociais, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, Freire reafirma que a educação libertadora é um caminho essencial para transformar a realidade e consolidar a verdadeira cidadania. Nesse processo, a escuta torna-se um elemento essencial para a construção do diálogo, pois possibilita uma comunicação autêntica e transformadora. Para Freire, o diálogo não se limita à troca de palavras, mas representa um ato ativo de compreensão e respeito mútuo, destacando a escuta como elemento chave do diálogo, pois, a comunicação autêntica e transformadora, baseia-se na compreensão e no respeito mútuo. Somente través dessa abertura ao outro é possível estabelecer um diálogo verdadeiro e evitar uma comunicação monológica, que limita a capacidade de transformação social.

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