Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ETNOFILOSOFIA AMERÍNDIA: LEITURAS DE MUNDO E PRÁTICAS FILOSÓFICAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho aborda a etnofilosofia ameríndia como um campo de pensamento que transcende os paradigmas epistemológicos ocidentais, enfatizando a experiência, a oralidade e a conexão com a natureza como formas legítimas de conhecimento. Explora-se a filosofia indígena como uma prática coletiva e ancestral, construída por meio de mitos, rituais e relações simbólicas com o ambiente. Além disso, discute-se a importância de incorporar essas perspectivas no ensino de Filosofia no Ensino Médio, destacando a Lei 11.645/08 como um marco para a valorização das epistemologias indígenas no currículo escolar. No contexto da Escola Estadual de Educação Profissional Alfredo Nunes de Melo, em Acopiara-CE, propõe-se a utilização de autores como Ailton Krenak, Davi Kopenawa e Kaká Werá, além de práticas pedagógicas que promovam o questionamento, o diálogo intercultural e o reconhecimento das narrativas dos povos indígenas, como construtores de práticas filosóficas. A etnofilosofia ameríndia, ao ser integrada ao ensino, contribui para uma educação contracolonial, fortalecendo o respeito à diversidade cultural e promovendo a equidade racial.

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