PEGADA HÍDRICA NA ESCOLA: ENSINO E APRENDIZAGEM PELA PEDAGOGIA MONTESSORIANA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126595 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4015 "inscrito_id" => 7062 "titulo" => "PEGADA HÍDRICA NA ESCOLA: ENSINO E APRENDIZAGEM PELA PEDAGOGIA MONTESSORIANA" "resumo" => "A água é um dos recursos naturais importantes para o contexto de sobrevivência da espécie humana e de todo contexto ecológico. A redução deste recurso em seus reservatórios naturais (e.g. rios) e a perda de sua potabilidade (e.g. contaminação por metais pesados) são temas relevantes e recorrentes nos livros didáticos (ver Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD). A Pedagogia Montessoriana é um excelente método de ensino e aprendizagem para a mensuração deste recurso (Pegada Hídrica), pois, em sala de aula, o estudante pode: i) perceber sensorialmente este recurso (Material Sensorial), ii) traduzir a quantidade de água em um sólido geométrico (e.g. cubo) (Material de Linguagem e Matemática), e iii) compreender a relação de seu consumo com a quantidade existente no contexto escolar (Material de Conhecimento de Mundo). Então, o objetivo deste trabalho foi ensinar o estudante a mensurar sua pegada hídrica na escola. Os grupos amostrais foram turmas do 1º ano do Ensino Fundamental (estudantes com 6 anos) em dez escolas públicas em Pernambuco (dez turmas). Os passos metodológicos foram: i) estudantes ganharam uma garrafinha para água de um litro, ii) todos construíram cubos de papel de 1.000 cm3 (10 x 10 x 10 cm) que representaram o volume de um litro de água, iii) a cada garrafinha consumida, os estudantes acrescentaram um cubo em um histograma desenhado na parede da sala de aula (Cenário Montessoriano), e iv) para um dia letivo, os estudantes foram ao Higrômetro da escola observar o consumo hídrico da escola (leitura dos números), e transformar aquele número em um conjunto de cubos. O método sistematizado da Pedagogia Montessoriana e o resultado do aprendizado interdisciplinar foram um sucesso para todas turmas trabalhadas, os estudantes perceberam a quantidade de água consumida, em um contexto escolar, e replicaram esta prática em suas casas (autonomia)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7062_TB4015_29102025173007.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTACILIO ANTUNES SANTANA" "autor_nome_curto" => "OTACILIO" "autor_email" => "otacilio.santana@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126595 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4015 "inscrito_id" => 7062 "titulo" => "PEGADA HÍDRICA NA ESCOLA: ENSINO E APRENDIZAGEM PELA PEDAGOGIA MONTESSORIANA" "resumo" => "A água é um dos recursos naturais importantes para o contexto de sobrevivência da espécie humana e de todo contexto ecológico. A redução deste recurso em seus reservatórios naturais (e.g. rios) e a perda de sua potabilidade (e.g. contaminação por metais pesados) são temas relevantes e recorrentes nos livros didáticos (ver Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD). A Pedagogia Montessoriana é um excelente método de ensino e aprendizagem para a mensuração deste recurso (Pegada Hídrica), pois, em sala de aula, o estudante pode: i) perceber sensorialmente este recurso (Material Sensorial), ii) traduzir a quantidade de água em um sólido geométrico (e.g. cubo) (Material de Linguagem e Matemática), e iii) compreender a relação de seu consumo com a quantidade existente no contexto escolar (Material de Conhecimento de Mundo). Então, o objetivo deste trabalho foi ensinar o estudante a mensurar sua pegada hídrica na escola. Os grupos amostrais foram turmas do 1º ano do Ensino Fundamental (estudantes com 6 anos) em dez escolas públicas em Pernambuco (dez turmas). Os passos metodológicos foram: i) estudantes ganharam uma garrafinha para água de um litro, ii) todos construíram cubos de papel de 1.000 cm3 (10 x 10 x 10 cm) que representaram o volume de um litro de água, iii) a cada garrafinha consumida, os estudantes acrescentaram um cubo em um histograma desenhado na parede da sala de aula (Cenário Montessoriano), e iv) para um dia letivo, os estudantes foram ao Higrômetro da escola observar o consumo hídrico da escola (leitura dos números), e transformar aquele número em um conjunto de cubos. O método sistematizado da Pedagogia Montessoriana e o resultado do aprendizado interdisciplinar foram um sucesso para todas turmas trabalhadas, os estudantes perceberam a quantidade de água consumida, em um contexto escolar, e replicaram esta prática em suas casas (autonomia)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7062_TB4015_29102025173007.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTACILIO ANTUNES SANTANA" "autor_nome_curto" => "OTACILIO" "autor_email" => "otacilio.santana@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }