Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEGADA HÍDRICA NA ESCOLA: ENSINO E APRENDIZAGEM PELA PEDAGOGIA MONTESSORIANA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A água é um dos recursos naturais importantes para o contexto de sobrevivência da espécie humana e de todo contexto ecológico. A redução deste recurso em seus reservatórios naturais (e.g. rios) e a perda de sua potabilidade (e.g. contaminação por metais pesados) são temas relevantes e recorrentes nos livros didáticos (ver Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD). A Pedagogia Montessoriana é um excelente método de ensino e aprendizagem para a mensuração deste recurso (Pegada Hídrica), pois, em sala de aula, o estudante pode: i) perceber sensorialmente este recurso (Material Sensorial), ii) traduzir a quantidade de água em um sólido geométrico (e.g. cubo) (Material de Linguagem e Matemática), e iii) compreender a relação de seu consumo com a quantidade existente no contexto escolar (Material de Conhecimento de Mundo). Então, o objetivo deste trabalho foi ensinar o estudante a mensurar sua pegada hídrica na escola. Os grupos amostrais foram turmas do 1º ano do Ensino Fundamental (estudantes com 6 anos) em dez escolas públicas em Pernambuco (dez turmas). Os passos metodológicos foram: i) estudantes ganharam uma garrafinha para água de um litro, ii) todos construíram cubos de papel de 1.000 cm3 (10 x 10 x 10 cm) que representaram o volume de um litro de água, iii) a cada garrafinha consumida, os estudantes acrescentaram um cubo em um histograma desenhado na parede da sala de aula (Cenário Montessoriano), e iv) para um dia letivo, os estudantes foram ao Higrômetro da escola observar o consumo hídrico da escola (leitura dos números), e transformar aquele número em um conjunto de cubos. O método sistematizado da Pedagogia Montessoriana e o resultado do aprendizado interdisciplinar foram um sucesso para todas turmas trabalhadas, os estudantes perceberam a quantidade de água consumida, em um contexto escolar, e replicaram esta prática em suas casas (autonomia).

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