PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DA UEPB : UM ESTUDO ACERCA DA SURDEZ
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Historicamente, a educação dos surdos foi conduzida sob um viés clínico e oralista, negligenciando abordagens bilíngues e socioculturais que valorizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esse modelo educacional resultou na marginalização da comunidade surda, restringindo sua participação social e acadêmica. Com isso, o presente estudo teve como objetivo principal investigar a concepção dos alunos do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB acerca da surdez. Utilizamos uma pesquisa quanti-qualitativa, para se ter melhor compreensão dos dados e a confiabilidade dos resultados. Aplicamos um questionário e utilizamos um gráfico para melhor compreensão do estudo. Os participantes da pesquisa foram 16 discentes do curso de licenciatura em Pedagogia, turno noturno, da UEPB. O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2021, e a análise dos dados evidenciou que os discentes possuem pouco ou nenhum conhecimento acerca da surdez. 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