Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DA UEPB : UM ESTUDO ACERCA DA SURDEZ

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação inclusiva tem sido um tema de destaque nas políticas educacionais contemporâneas, promovendo mudanças significativas na forma como alunos com deficiência são inseridos no ambiente escolar. A inclusão de estudantes surdos na escola regular exige uma reavaliação dos métodos de ensino e das práticas pedagógicas empregadas para garantir uma educação de qualidade e equitativa. Historicamente, a educação dos surdos foi conduzida sob um viés clínico e oralista, negligenciando abordagens bilíngues e socioculturais que valorizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esse modelo educacional resultou na marginalização da comunidade surda, restringindo sua participação social e acadêmica. Com isso, o presente estudo teve como objetivo principal investigar a concepção dos alunos do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB acerca da surdez. Utilizamos uma pesquisa quanti-qualitativa, para se ter melhor compreensão dos dados e a confiabilidade dos resultados. Aplicamos um questionário e utilizamos um gráfico para melhor compreensão do estudo. Os participantes da pesquisa foram 16 discentes do curso de licenciatura em Pedagogia, turno noturno, da UEPB. O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2021, e a análise dos dados evidenciou que os discentes possuem pouco ou nenhum conhecimento acerca da surdez. Nosso aporte teórico baseou-se em Lacerda (2006,2020), Onofre (2017), Mantoan (2022), dentre outros, além de legislações educacionais que discutem aspectos teóricos e práticos da inclusão. Os resultados indicaram que os participantes confirmaram a necessidade de reformulações no sistema educacional para garantir um ensino inclusivo. Defendemos que a educação deve ser para todos, sem nenhuma forma de discriminação, assegurando aos surdos os mesmos direitos que os ouvintes, com materiais didáticos adequados as suas necessidades. Concluímos que a educação inclusiva ainda se configura apenas no discurso, devendo perspassar por algumas transformações e ações concretas de modo a vialbilizar uma educação digna,igualitária e realmente inclusiva para todos.

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