Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTILHA DE AULAS PRÁTICAS PARA PROFESSORES: O ENSINO DE CIÊNCIAS E O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126597
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4028
    "inscrito_id" => 11571
    "titulo" => "CARTILHA DE AULAS PRÁTICAS PARA PROFESSORES: O ENSINO DE CIÊNCIAS E O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O ensino de Ciências no Ensino Fundamental II desempenha um papel essencial na promoção do letramento científico, capacitando os estudantes a compreenderem e aplicarem conceitos científicos no cotidiano. No entanto, um dos desafios enfrentados pelos docentes é a implementação de aulas práticas que articulem teoria e experimentação de forma acessível e interdisciplinar. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma cartilha didática voltada para professores, oferecendo estratégias pedagógicas baseadas em metodologias ativas, experimentação e interdisciplinaridade. A pesquisa adota uma abordagem documental e descritiva, fundamentada na análise de documentos institucionais, referenciais teóricos da área e registros de práticas pedagógicas. A cartilha foi estruturada de modo a integrar conceitos científicos a contextos do dia a dia dos estudantes, estimulando a resolução de problemas, a reflexão crítica e a construção ativa do conhecimento. Além disso, a interdisciplinaridade foi adotada como eixo fundamental, promovendo conexões entre Ciências e outras áreas do conhecimento. Os resultados indicam que a adoção de aulas práticas interdisciplinares favorece a aprendizagem significativa, desperta o interesse dos estudantes e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia. Contudo, desafios como a falta de infraestrutura e a necessidade de formação continuada para os docentes ainda representam entraves à implementação dessas estratégias. Conclui-se que a cartilha proposta constitui um material de apoio relevante para os professores, alinhado às diretrizes curriculares, auxiliando na ressignificação das práticas pedagógicas. Espera-se que esta proposta contribua para o fortalecimento do ensino de Ciências, promovendo a formação de cidadãos críticos, investigativos e cientificamente letrados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11571_TB4028_29102025133355.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERALDO GEOVANI SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Geovani Santos"
    "autor_email" => "ggeovani.santoss@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126597
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4028
    "inscrito_id" => 11571
    "titulo" => "CARTILHA DE AULAS PRÁTICAS PARA PROFESSORES: O ENSINO DE CIÊNCIAS E O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O ensino de Ciências no Ensino Fundamental II desempenha um papel essencial na promoção do letramento científico, capacitando os estudantes a compreenderem e aplicarem conceitos científicos no cotidiano. No entanto, um dos desafios enfrentados pelos docentes é a implementação de aulas práticas que articulem teoria e experimentação de forma acessível e interdisciplinar. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma cartilha didática voltada para professores, oferecendo estratégias pedagógicas baseadas em metodologias ativas, experimentação e interdisciplinaridade. A pesquisa adota uma abordagem documental e descritiva, fundamentada na análise de documentos institucionais, referenciais teóricos da área e registros de práticas pedagógicas. A cartilha foi estruturada de modo a integrar conceitos científicos a contextos do dia a dia dos estudantes, estimulando a resolução de problemas, a reflexão crítica e a construção ativa do conhecimento. Além disso, a interdisciplinaridade foi adotada como eixo fundamental, promovendo conexões entre Ciências e outras áreas do conhecimento. Os resultados indicam que a adoção de aulas práticas interdisciplinares favorece a aprendizagem significativa, desperta o interesse dos estudantes e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia. Contudo, desafios como a falta de infraestrutura e a necessidade de formação continuada para os docentes ainda representam entraves à implementação dessas estratégias. Conclui-se que a cartilha proposta constitui um material de apoio relevante para os professores, alinhado às diretrizes curriculares, auxiliando na ressignificação das práticas pedagógicas. Espera-se que esta proposta contribua para o fortalecimento do ensino de Ciências, promovendo a formação de cidadãos críticos, investigativos e cientificamente letrados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11571_TB4028_29102025133355.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERALDO GEOVANI SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Geovani Santos"
    "autor_email" => "ggeovani.santoss@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Ciências no Ensino Fundamental II desempenha um papel essencial na promoção do letramento científico, capacitando os estudantes a compreenderem e aplicarem conceitos científicos no cotidiano. No entanto, um dos desafios enfrentados pelos docentes é a implementação de aulas práticas que articulem teoria e experimentação de forma acessível e interdisciplinar. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma cartilha didática voltada para professores, oferecendo estratégias pedagógicas baseadas em metodologias ativas, experimentação e interdisciplinaridade. A pesquisa adota uma abordagem documental e descritiva, fundamentada na análise de documentos institucionais, referenciais teóricos da área e registros de práticas pedagógicas. A cartilha foi estruturada de modo a integrar conceitos científicos a contextos do dia a dia dos estudantes, estimulando a resolução de problemas, a reflexão crítica e a construção ativa do conhecimento. Além disso, a interdisciplinaridade foi adotada como eixo fundamental, promovendo conexões entre Ciências e outras áreas do conhecimento. Os resultados indicam que a adoção de aulas práticas interdisciplinares favorece a aprendizagem significativa, desperta o interesse dos estudantes e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia. Contudo, desafios como a falta de infraestrutura e a necessidade de formação continuada para os docentes ainda representam entraves à implementação dessas estratégias. Conclui-se que a cartilha proposta constitui um material de apoio relevante para os professores, alinhado às diretrizes curriculares, auxiliando na ressignificação das práticas pedagógicas. Espera-se que esta proposta contribua para o fortalecimento do ensino de Ciências, promovendo a formação de cidadãos críticos, investigativos e cientificamente letrados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.