O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
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Além disso, busca-se identificar práticas pedagógicas que promovam um uso equilibrado dessas tecnologias e avaliar seus efeitos no processo de aprendizagem. O estudo é caracterizado como uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, que permite uma análise aprofundada das percepções e comportamentos associados ao uso de dispositivos tecnológicos. Para isso, serão utilizados diversos instrumentos de pesquisa, incluindo entrevistas com docentes e gestores escolares, além de questionários direcionados a professores, com o intuito de compreender como o uso constante de dispositivos eletrônicos impacta o aprendizado, o comportamento e a interação social das crianças no ambiente escolar. Adicionalmente, será realizada uma observação não-participante dos alunos e entrevistas com pais ou responsáveis, visando identificar a necessidade de maior cautela quanto às possíveis consequências do uso excessivo de tecnologia. O embasamento teórico do estudo inclui autores renomados como Longo (1984), que discute o uso de tecnologias na educação, Young & Abreu (2019), que abordam os desafios contemporâneos da dependência digital, e Habowski & Conte (2020). Este projeto pretende contribuir para um melhor entendimento sobre a integração equilibrada da tecnologia no ambiente educacional, promovendo práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância." 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