A FORMAÇÃO DO ALUNO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA PESQUISA CIENTÍFICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERSPECTIVA DO ALUNO E A PERCEPÇÃO DA UNIVERSIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126607 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4052 "inscrito_id" => 11192 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO ALUNO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA PESQUISA CIENTÍFICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERSPECTIVA DO ALUNO E A PERCEPÇÃO DA UNIVERSIDADE" "resumo" => "Este estudo analisa a formação dos alunos de Ciências Biológicas para a pesquisa científica, explorando as perspectivas dos discentes e percepções docentes sobre os desafios, oportunidades e potencialidades desse processo. A pesquisa tem abordagem qualitativa e descritiva, baseada na aplicação de questionários semiestruturados para compreender como a estrutura curricular e as práticas pedagógicas da Universidade do Estadual do Maranhão influenciam o desenvolvimento da pesquisa acadêmica. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento da importância da pesquisa científica, ainda há lacunas significativas na formação dos alunos, principalmente no que se refere à integração da pesquisa ao ensino, ao suporte institucional e à oferta de disciplinas voltadas às metodologias científicas. Além disso, a participação em programas de iniciação científica, estágios e projetos extracurriculares aparece como um fator determinante para fortalecer a experiência prática dos estudantes. A ampliação das oportunidades de publicação, eventos acadêmicos e atividades de campo se mostra essencial para o engajamento dos alunos e para a construção de uma formação mais sólida. Por fim, destaca-se a necessidade de investimentos em infraestrutura e políticas institucionais que incentivem a pesquisa científica, proporcionando um ambiente acadêmico mais propício ao desenvolvimento de futuros pesquisadores, capazes de contribuir para o avanço da ciência nas áreas de saúde, meio ambiente e biotecnologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11192_TB4052_30102025174218.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA GABRIELA DOS SANTOS CUNHA" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "thalitagabriela6469@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126607 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4052 "inscrito_id" => 11192 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO ALUNO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA PESQUISA CIENTÍFICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERSPECTIVA DO ALUNO E A PERCEPÇÃO DA UNIVERSIDADE" "resumo" => "Este estudo analisa a formação dos alunos de Ciências Biológicas para a pesquisa científica, explorando as perspectivas dos discentes e percepções docentes sobre os desafios, oportunidades e potencialidades desse processo. A pesquisa tem abordagem qualitativa e descritiva, baseada na aplicação de questionários semiestruturados para compreender como a estrutura curricular e as práticas pedagógicas da Universidade do Estadual do Maranhão influenciam o desenvolvimento da pesquisa acadêmica. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento da importância da pesquisa científica, ainda há lacunas significativas na formação dos alunos, principalmente no que se refere à integração da pesquisa ao ensino, ao suporte institucional e à oferta de disciplinas voltadas às metodologias científicas. Além disso, a participação em programas de iniciação científica, estágios e projetos extracurriculares aparece como um fator determinante para fortalecer a experiência prática dos estudantes. A ampliação das oportunidades de publicação, eventos acadêmicos e atividades de campo se mostra essencial para o engajamento dos alunos e para a construção de uma formação mais sólida. Por fim, destaca-se a necessidade de investimentos em infraestrutura e políticas institucionais que incentivem a pesquisa científica, proporcionando um ambiente acadêmico mais propício ao desenvolvimento de futuros pesquisadores, capazes de contribuir para o avanço da ciência nas áreas de saúde, meio ambiente e biotecnologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11192_TB4052_30102025174218.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA GABRIELA DOS SANTOS CUNHA" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "thalitagabriela6469@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }