Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANDARILHAGENS LITERÁRIAS NOS RECÔNDITOS DO DISTRITO DE HUMAITÁ – JUIZ DE FORA/MG: O BUCÓLICO INSPIRANDO INOVAÇÕES CURRICULARES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho, submetido à apreciação, originou-se de uma experiência didático-pedagógica, inspirada no cenário bucólico, em uma escola rural – Escola Municipal Coronel Emílio Esteves dos Reis, no Distrito de Humaitá, em Juiz de Fora – MG. Diante do desinteresse do alunado dos anos finais pela leitura, a professora de Produção Textual os instigou a se interessarem pelas novas revistas em quadrinhos e mangás da instituição, ora lendo pequenos trechos, ora apresentando gravuras sedutoras. Até que iniciou as andarilhagens literárias, selecionando diversos materiais e levando as turmas em recônditos diversificados da localidade, tais como o velho coreto, a praça, o campo, a antiga mina, dentre outros pontos onde liam trechos e, em cada parada, um estudante relatava o foco de sua leitura, tecendo impressões e as relacionando com suas vivências. Nesse quefazer, foi possível estabelecer correlações com elementos do entorno da unidade escolar, até então meramente triviais em seu cotidiano. Uma ação lúdica e pautada no reconhecimento local e na constituição identitária dos sujeitos, associada a práticas linguísticas, estimuladoras de múltiplos letramentos, ousando inovações curriculares, subsidiada pelo seguinte aporte teórico-metodológico: Bauman (2005), Soares (2003), Kleiman (2005), Rojo (2012) e Sacristán (2013). A metodologia delineou-se assim: aula dialogada; reconto de histórias; transmutação da escrita para desenhos; teatralização das narrativas; andarilhagens com tessituras literárias. Apesar de ser uma experiência, ainda inicial, já é notável o aprimoramento leitor da maior parte dos envolvidos, o aumento pela procura de livros na Sala de Leitura, ampliado em 40 %, e um melhor rendimento nas atividades avaliativas do grupo, nos mais diferentes conteúdos, corroborando a ideia de que a leitura favorece as mais diversas aprendizagens. A vertente cidadã aflora, à medida que novas concepções se desencadeiam, impulsionadas pelo “ser mais”.

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