ANDARILHAGENS LITERÁRIAS NOS RECÔNDITOS DO DISTRITO DE HUMAITÁ – JUIZ DE FORA/MG: O BUCÓLICO INSPIRANDO INOVAÇÕES CURRICULARES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126608 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4062 "inscrito_id" => 1938 "titulo" => "ANDARILHAGENS LITERÁRIAS NOS RECÔNDITOS DO DISTRITO DE HUMAITÁ – JUIZ DE FORA/MG: O BUCÓLICO INSPIRANDO INOVAÇÕES CURRICULARES" "resumo" => "O presente trabalho, submetido à apreciação, originou-se de uma experiência didático-pedagógica, inspirada no cenário bucólico, em uma escola rural – Escola Municipal Coronel Emílio Esteves dos Reis, no Distrito de Humaitá, em Juiz de Fora – MG. Diante do desinteresse do alunado dos anos finais pela leitura, a professora de Produção Textual os instigou a se interessarem pelas novas revistas em quadrinhos e mangás da instituição, ora lendo pequenos trechos, ora apresentando gravuras sedutoras. Até que iniciou as andarilhagens literárias, selecionando diversos materiais e levando as turmas em recônditos diversificados da localidade, tais como o velho coreto, a praça, o campo, a antiga mina, dentre outros pontos onde liam trechos e, em cada parada, um estudante relatava o foco de sua leitura, tecendo impressões e as relacionando com suas vivências. Nesse quefazer, foi possível estabelecer correlações com elementos do entorno da unidade escolar, até então meramente triviais em seu cotidiano. Uma ação lúdica e pautada no reconhecimento local e na constituição identitária dos sujeitos, associada a práticas linguísticas, estimuladoras de múltiplos letramentos, ousando inovações curriculares, subsidiada pelo seguinte aporte teórico-metodológico: Bauman (2005), Soares (2003), Kleiman (2005), Rojo (2012) e Sacristán (2013). A metodologia delineou-se assim: aula dialogada; reconto de histórias; transmutação da escrita para desenhos; teatralização das narrativas; andarilhagens com tessituras literárias. Apesar de ser uma experiência, ainda inicial, já é notável o aprimoramento leitor da maior parte dos envolvidos, o aumento pela procura de livros na Sala de Leitura, ampliado em 40 %, e um melhor rendimento nas atividades avaliativas do grupo, nos mais diferentes conteúdos, corroborando a ideia de que a leitura favorece as mais diversas aprendizagens. A vertente cidadã aflora, à medida que novas concepções se desencadeiam, impulsionadas pelo “ser mais”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1938_TB4062_29102025230700.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA CRISTINA CANDIDO AQUINO MARCIANO" "autor_nome_curto" => "KATIA AQUINO" "autor_email" => "katiaaquinoeja@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126608 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4062 "inscrito_id" => 1938 "titulo" => "ANDARILHAGENS LITERÁRIAS NOS RECÔNDITOS DO DISTRITO DE HUMAITÁ – JUIZ DE FORA/MG: O BUCÓLICO INSPIRANDO INOVAÇÕES CURRICULARES" "resumo" => "O presente trabalho, submetido à apreciação, originou-se de uma experiência didático-pedagógica, inspirada no cenário bucólico, em uma escola rural – Escola Municipal Coronel Emílio Esteves dos Reis, no Distrito de Humaitá, em Juiz de Fora – MG. Diante do desinteresse do alunado dos anos finais pela leitura, a professora de Produção Textual os instigou a se interessarem pelas novas revistas em quadrinhos e mangás da instituição, ora lendo pequenos trechos, ora apresentando gravuras sedutoras. Até que iniciou as andarilhagens literárias, selecionando diversos materiais e levando as turmas em recônditos diversificados da localidade, tais como o velho coreto, a praça, o campo, a antiga mina, dentre outros pontos onde liam trechos e, em cada parada, um estudante relatava o foco de sua leitura, tecendo impressões e as relacionando com suas vivências. Nesse quefazer, foi possível estabelecer correlações com elementos do entorno da unidade escolar, até então meramente triviais em seu cotidiano. Uma ação lúdica e pautada no reconhecimento local e na constituição identitária dos sujeitos, associada a práticas linguísticas, estimuladoras de múltiplos letramentos, ousando inovações curriculares, subsidiada pelo seguinte aporte teórico-metodológico: Bauman (2005), Soares (2003), Kleiman (2005), Rojo (2012) e Sacristán (2013). A metodologia delineou-se assim: aula dialogada; reconto de histórias; transmutação da escrita para desenhos; teatralização das narrativas; andarilhagens com tessituras literárias. Apesar de ser uma experiência, ainda inicial, já é notável o aprimoramento leitor da maior parte dos envolvidos, o aumento pela procura de livros na Sala de Leitura, ampliado em 40 %, e um melhor rendimento nas atividades avaliativas do grupo, nos mais diferentes conteúdos, corroborando a ideia de que a leitura favorece as mais diversas aprendizagens. A vertente cidadã aflora, à medida que novas concepções se desencadeiam, impulsionadas pelo “ser mais”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1938_TB4062_29102025230700.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA CRISTINA CANDIDO AQUINO MARCIANO" "autor_nome_curto" => "KATIA AQUINO" "autor_email" => "katiaaquinoeja@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }