Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTRATÉGIAS INTERATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) visam promover uma perspectiva crítica nos estudantes, tornando a ciência mais atrativa e próxima de sua realidade. Nesse sentido, objetivou-se inserir a abordagem CTSA no ensino de Ciências e, integrar o uso de tecnologias educacionais e dinâmicas interativas, além de propiciar o protagonismo estudantil. As atividades foram aplicadas na Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, localizada em João Pessoa/PB, em turmas do 7º e 8º anos do ensino fundamental anos finais e utilizou-se a pesquisa participante e método descritivo. Os dados foram coletados através da observação participante. No 7º ano A e B, utilizou-se a Sala Google para integrar tecnologia e ensino. A temática calorimetria foi abordada por meio de questionamentos, pesquisas em sites e discussões no Padlet, revisitando suas hipóteses ao longo da aula. A exposição final abordou efeito estufa, aquecimento global e seus impactos, destacando a importância da energia na ciência e sustentabilidade. No 8º A, trabalhou-se energia, dividida em três momentos: análise de reportagens para identificar o tema; respostas às perguntas sobre energia em post-its, organizados em um mural coletivo e a representação da transformação da energia em aparelhos domésticos por meio de desenhos e textos. Já no 8º B, abordou-se o sistema locomotor, iniciando com a dinâmica "Mímica Reversa", na qual os estudantes descreveram movimentos para que um colega os identificasse, destacando as estruturas do sistema. Em seguida, realizou-se o jogo "AnatoGartic", adaptado para o conteúdo, no qual os alunos desenhavam na lousa para que adivinhem as estruturas que compõem o sistema muscular. As atividades foram bem-sucedidas, promovendo participação ativa e compreensão do conteúdo de forma lúdica, possibilitando a inserção da abordagem CTSA nas vivências dos estudantes. Por fim, constatou-se que as metodologias utilizadas surtiram efeitos positivos, consolidando as temáticas de forma engajada.

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