Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS- UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DO IPOJUCA-PE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O relato de experiência trata da inclusão de crianças com Síndrome de Down no ambiente escolar, destacando desafios e estratégias pedagógicas. O objetivo é refletir sobre práticas eficazes que favoreçam o desenvolvimento cognitivo e social desses alunos, fundamentando-se em Vygotsky e na teoria da mediação. A metodologia adotada foi qualitativa, baseada em observações em sala de aula e análise de práticas inclusivas. Foi realizado com 12 turmas de uma escola do ensino regular no município do Ipojuca- PE, Distrito de Camela. A proposta consistiu na aplicação de uma sequência didática como estratégia pedagógica para observar sensibilizar os estudantes e comunidade escolar com Síndrome de Down. Além disso, possibilitou aprofundar o contato dos estudantes e suas contribuições pré concebidas sobre o tema. Os teóricos apresentados como base foram: Vygotsky (1920), onde seus estudos sobre mediação e desenvolvimento cognitivo, incluindo a relação entre pensamento e linguagem, foram publicados. Suas ideias sobre a zona de desenvolvimento proximal influenciam estratégias pedagógicas para crianças com deficiência. A obra de Sue Buckley (1980) com pesquisas sobre o desenvolvimento linguístico e cognitivo de crianças com Síndrome de Down, especialmente focadas no ensino da leitura e comunicação e Leite (2021) que analisou a evolução histórica e os conceitos relacionados à síndrome, abordando questões de inclusão social e educacional. Assim, buscou-se em Ipojuca sensibilizar a comunidade escolar sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Down. Através de atividades reflexivas, alunos e professores vivenciaram práticas inclusivas. O relato destaca o impacto positivo da sensibilização para a construção de uma escola mais acolhedora.

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