Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA: SUAS CONTRIBUIÇÕES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126616
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4078
    "inscrito_id" => 7325
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA: SUAS CONTRIBUIÇÕES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O trabalho aborda a importância do empreendedorismo no contexto escolar, é um ensino extremamente primordial para o desenvolvimento comportamental e social das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. O empreendedorismo contribue nas novas ideias de oportunidades, reflexão, socialização, novos comportamentos, hábitos e criatividades, o conhecimento do empreendedorismo auxilia de uma forma significante para os alunos obter qualidade de vida e oportunidade de negócios, pois deve ser trabalhado desde do início da educação básica, ser praticada de forma contextualizada e dinâmica pois prepara as crianças para o meio social e para o futuro. O objetivo geral é ampliar o emprendedorismo em prática no ambiente escolar para as crianças da educação básica, os objetivos específicos é analisar a importância da educação empreendedora na escola, caracterizar as possibilidades do empreendedorismo em prática no contexto escolar, identificar as oportunidades e os benefícios da educação empreendedora no desenvolvimento criativo das crianças. A escolha deste tema surgiu a partir da formação em finanças e por trabalhar com vendas desde de cedo, e com a implantação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), novas perspectivas e métodos de ensino para melhor compreensão e desenvolvimento de habilidades e competência, para que as novas gerações possa ter novas ideologias e tomar melhores decisões, aprender a criar e obter um trabalho próprio e uma independência financeira. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica em materiais publicados, artigos, livros e sites, relatos de teóricos como: Fillon 1999, Dolabela 2003 e entre outros, com abordagem qualitativa estudos aprofundado como deve ser trabalhado o empreendedorismo na sala de aula. O trabalho vem ressaltando a relevância e as principais causa de inserir o empreendedorismo nos currículos escolar, apresenta os conceitos do ato de empreender na infância com relação a importância e as contribuições e benefícios, métodos de ensino e a preparação para o futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7325_TB4078_03112025205545.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA BEATRIZ XAVIER MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "Beatriz Morais"
    "autor_email" => "marciabeatrizmorais@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126616
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4078
    "inscrito_id" => 7325
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA: SUAS CONTRIBUIÇÕES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O trabalho aborda a importância do empreendedorismo no contexto escolar, é um ensino extremamente primordial para o desenvolvimento comportamental e social das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. O empreendedorismo contribue nas novas ideias de oportunidades, reflexão, socialização, novos comportamentos, hábitos e criatividades, o conhecimento do empreendedorismo auxilia de uma forma significante para os alunos obter qualidade de vida e oportunidade de negócios, pois deve ser trabalhado desde do início da educação básica, ser praticada de forma contextualizada e dinâmica pois prepara as crianças para o meio social e para o futuro. O objetivo geral é ampliar o emprendedorismo em prática no ambiente escolar para as crianças da educação básica, os objetivos específicos é analisar a importância da educação empreendedora na escola, caracterizar as possibilidades do empreendedorismo em prática no contexto escolar, identificar as oportunidades e os benefícios da educação empreendedora no desenvolvimento criativo das crianças. A escolha deste tema surgiu a partir da formação em finanças e por trabalhar com vendas desde de cedo, e com a implantação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), novas perspectivas e métodos de ensino para melhor compreensão e desenvolvimento de habilidades e competência, para que as novas gerações possa ter novas ideologias e tomar melhores decisões, aprender a criar e obter um trabalho próprio e uma independência financeira. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica em materiais publicados, artigos, livros e sites, relatos de teóricos como: Fillon 1999, Dolabela 2003 e entre outros, com abordagem qualitativa estudos aprofundado como deve ser trabalhado o empreendedorismo na sala de aula. O trabalho vem ressaltando a relevância e as principais causa de inserir o empreendedorismo nos currículos escolar, apresenta os conceitos do ato de empreender na infância com relação a importância e as contribuições e benefícios, métodos de ensino e a preparação para o futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7325_TB4078_03112025205545.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA BEATRIZ XAVIER MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "Beatriz Morais"
    "autor_email" => "marciabeatrizmorais@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho aborda a importância do empreendedorismo no contexto escolar, é um ensino extremamente primordial para o desenvolvimento comportamental e social das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. O empreendedorismo contribue nas novas ideias de oportunidades, reflexão, socialização, novos comportamentos, hábitos e criatividades, o conhecimento do empreendedorismo auxilia de uma forma significante para os alunos obter qualidade de vida e oportunidade de negócios, pois deve ser trabalhado desde do início da educação básica, ser praticada de forma contextualizada e dinâmica pois prepara as crianças para o meio social e para o futuro. O objetivo geral é ampliar o emprendedorismo em prática no ambiente escolar para as crianças da educação básica, os objetivos específicos é analisar a importância da educação empreendedora na escola, caracterizar as possibilidades do empreendedorismo em prática no contexto escolar, identificar as oportunidades e os benefícios da educação empreendedora no desenvolvimento criativo das crianças. A escolha deste tema surgiu a partir da formação em finanças e por trabalhar com vendas desde de cedo, e com a implantação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), novas perspectivas e métodos de ensino para melhor compreensão e desenvolvimento de habilidades e competência, para que as novas gerações possa ter novas ideologias e tomar melhores decisões, aprender a criar e obter um trabalho próprio e uma independência financeira. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica em materiais publicados, artigos, livros e sites, relatos de teóricos como: Fillon 1999, Dolabela 2003 e entre outros, com abordagem qualitativa estudos aprofundado como deve ser trabalhado o empreendedorismo na sala de aula. O trabalho vem ressaltando a relevância e as principais causa de inserir o empreendedorismo nos currículos escolar, apresenta os conceitos do ato de empreender na infância com relação a importância e as contribuições e benefícios, métodos de ensino e a preparação para o futuro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.