PROGRESSÃO DAS HABILIDADES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO AMAZONENSE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126621 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4093 "inscrito_id" => 2376 "titulo" => "PROGRESSÃO DAS HABILIDADES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO AMAZONENSE" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo a análise do rearranjo das habilidades da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – CNT, na 1ª série do Ensino Médio no currículo Amazonense. A área de CNT constante na Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio do Amazonas, destaca a importância do desenvolvimento completo do estudante, com o fortalecimento nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. Essa evolução curricular, de acordo com BRASIL, 2018 e AMAZONAS, 2021, é essencial para a adaptação às mudanças, ao longo dos bimestres, favorecendo a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, além da promoção de metodologias mais dinâmicas nas aulas. Dentre os principais resultados, destaca-se, o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para entender e analisar aspectos do cotidiano e suas transformações, a organização do pensamento crítico para a compreensão sistemática e taxonômica das relações existentes na natureza, além do olhar para a sustentabilidade. Quanto ao rearranjo curricular, observou-se que o 1º Bimestre possui ênfase temática em Matéria e Energia e é composto pelas habilidades: EM13CNT -101, 209 e 201, já o 2º Bimestre possui ênfase temática em Vida e Evolução e é composto pelas habilidades: EM13CNT -204, 104 e 307. Ao analisar os dois últimos bimestres letivos, observou-se que a ênfase temática está voltada para Terra e Universo e as habilidades escolhidas foram: EM13CNT -202 e 302 para o 3º bimestre e EM13CNT -310 e 308, para o 4º bimestre. Esses dados mostram que, a escolha de cada habilidade, no decorrer dos bimestres, deu-se principalmente pela continuidade do aprofundamento e a ampliação dos conhecimentos explorados no Ensino Fundamental, iniciada pela investigação científica e pelo letramento científico. Além disso, contribuem para o entendimento da consolidação curricular na área de CNT, garantindo a regionalidade e a progressão das aprendizagens." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2376_TB4093_20102025171352.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL FEITOSA JEFFREYS" "autor_nome_curto" => "MANOEL" "autor_email" => "manoel.jeffreys@educacao.am.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126621 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4093 "inscrito_id" => 2376 "titulo" => "PROGRESSÃO DAS HABILIDADES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO AMAZONENSE" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo a análise do rearranjo das habilidades da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – CNT, na 1ª série do Ensino Médio no currículo Amazonense. A área de CNT constante na Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio do Amazonas, destaca a importância do desenvolvimento completo do estudante, com o fortalecimento nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. Essa evolução curricular, de acordo com BRASIL, 2018 e AMAZONAS, 2021, é essencial para a adaptação às mudanças, ao longo dos bimestres, favorecendo a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, além da promoção de metodologias mais dinâmicas nas aulas. Dentre os principais resultados, destaca-se, o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para entender e analisar aspectos do cotidiano e suas transformações, a organização do pensamento crítico para a compreensão sistemática e taxonômica das relações existentes na natureza, além do olhar para a sustentabilidade. Quanto ao rearranjo curricular, observou-se que o 1º Bimestre possui ênfase temática em Matéria e Energia e é composto pelas habilidades: EM13CNT -101, 209 e 201, já o 2º Bimestre possui ênfase temática em Vida e Evolução e é composto pelas habilidades: EM13CNT -204, 104 e 307. Ao analisar os dois últimos bimestres letivos, observou-se que a ênfase temática está voltada para Terra e Universo e as habilidades escolhidas foram: EM13CNT -202 e 302 para o 3º bimestre e EM13CNT -310 e 308, para o 4º bimestre. Esses dados mostram que, a escolha de cada habilidade, no decorrer dos bimestres, deu-se principalmente pela continuidade do aprofundamento e a ampliação dos conhecimentos explorados no Ensino Fundamental, iniciada pela investigação científica e pelo letramento científico. Além disso, contribuem para o entendimento da consolidação curricular na área de CNT, garantindo a regionalidade e a progressão das aprendizagens." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2376_TB4093_20102025171352.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL FEITOSA JEFFREYS" "autor_nome_curto" => "MANOEL" "autor_email" => "manoel.jeffreys@educacao.am.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }