Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRESSÃO DAS HABILIDADES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO AMAZONENSE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a análise do rearranjo das habilidades da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – CNT, na 1ª série do Ensino Médio no currículo Amazonense. A área de CNT constante na Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio do Amazonas, destaca a importância do desenvolvimento completo do estudante, com o fortalecimento nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. Essa evolução curricular, de acordo com BRASIL, 2018 e AMAZONAS, 2021, é essencial para a adaptação às mudanças, ao longo dos bimestres, favorecendo a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, além da promoção de metodologias mais dinâmicas nas aulas. Dentre os principais resultados, destaca-se, o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para entender e analisar aspectos do cotidiano e suas transformações, a organização do pensamento crítico para a compreensão sistemática e taxonômica das relações existentes na natureza, além do olhar para a sustentabilidade. Quanto ao rearranjo curricular, observou-se que o 1º Bimestre possui ênfase temática em Matéria e Energia e é composto pelas habilidades: EM13CNT -101, 209 e 201, já o 2º Bimestre possui ênfase temática em Vida e Evolução e é composto pelas habilidades: EM13CNT -204, 104 e 307. Ao analisar os dois últimos bimestres letivos, observou-se que a ênfase temática está voltada para Terra e Universo e as habilidades escolhidas foram: EM13CNT -202 e 302 para o 3º bimestre e EM13CNT -310 e 308, para o 4º bimestre. Esses dados mostram que, a escolha de cada habilidade, no decorrer dos bimestres, deu-se principalmente pela continuidade do aprofundamento e a ampliação dos conhecimentos explorados no Ensino Fundamental, iniciada pela investigação científica e pelo letramento científico. Além disso, contribuem para o entendimento da consolidação curricular na área de CNT, garantindo a regionalidade e a progressão das aprendizagens.

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