“O SORRISO DE MONA LISA” - CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR O FAZER DOCENTE E O CONTEXTO EDUCACIONAL
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Dessa forma, por meio da referida obra cinematográfica é possível refletir acerca das práticas de ensino, a relação professor e aluno, os desafios e as superações que permeiam as vivências da professora recém-formada Katherine Watson. Sendo assim, essa obra ficcional retrata nas telas alguns entraves com os quais o professor geralmente pode se deparar no contexto escolar. A partir do filme identifica-se os dilemas enfrentados por educadores iniciantes, a resistência por parte dos educandos em aceitar propostas de ensino que se distanciam daquelas às quais já estão habituados, a oposição da equipe escolar diante do novo e o quanto a realidade dos estudantes se relaciona à dinâmica da sala de aula. No filme, a instituição de ensino voltada para mulheres delimita seus papéis na sociedade, valorizando aulas de etiqueta e reprimindo ações acerca da educação sexual, prezando por uma metodologia tradicional. Diante disso, pensar o fazer docente relacionando-o ao filme proporciona reflexões relevantes sobre o processo educativo. Metodologicamente, esta pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico, pois busca extrair o significado do filme ao relacioná-lo a reflexões teóricas de estudiosos renomados, alguns deles são: Imbernón (2024), Freire (1987, 1996), Pimenta (1996), Libâneo (2013), Luckesi (1992). Logo, a partir da análise da obra verifica-se a importância da autonomia do professor e do educando, a necessidade de apostar em novas metodologias de ensino, as consequências de fazer diferente em meio a uma perspectiva tradicional de ensino e a construção da relação de confiança e respeito que é possível estabelecer com os educandos." 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