Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE PROCEDIMENTOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE MECÂNICA ANALÍTICA DO 3º ANO DO CURSO DE FÍSICA DO ISCED-HUÍLA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126623
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4102
    "inscrito_id" => 6783
    "titulo" => "PROPOSTA DE PROCEDIMENTOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE MECÂNICA ANALÍTICA DO 3º ANO DO CURSO DE FÍSICA DO ISCED-HUÍLA"
    "resumo" => "O século XXI caracteriza-se por um ritmo acelerado de desenvolvimento, em especial, na produção de conhecimentos que a sociedade deve assimilar num curto tempo. Além disso, a vigência destes conhecimentos é superada constantemente e, por isso, torna-se necessário e indispensável o aperfeiçoamento constante das metodologias de ensino com vista à formação de aprendizagens duradouras. O processo de ensino-aprendizagem da Mecânica no Curso de Física no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, em Angola não escapa deste fato. Algumas causas têm sido apontadas como as responsáveis pelo baixo índice no desempenho dos estudantes do primeiro ano do Curso de Física no ISCED da Huíla. Dentro delas destaca-se a falta de domínio dos procedimentos para a solução dos problemas de Mecânica. Assim, o objetivo deste estudo foi de elaborar um conjunto de procedimentos e exercícios de Mecânica Analítica para os estudantes do 3º Ano no Curso de Física no ISCED da Huíla, em Angola. Esse estudo, trata-se de uma investigação aplicada, que seguiu uma abordagem analítica mista (quanti-qualitativa). Participaram da pesquisa 34 estudantes do ISCED da Huíla, em Angola. O estudo foi dividido em três etapas: (I) diagnóstico inicial aplicado aos estudantes; (II) elaboração de proposta de procedimentos para a resolução de problemas na disciplina de Mecânica Analítica; e (III) análise de dados. A resolução de problemas é uma atividade de grande complexidade cognitiva que está marcada pela própria definição do conceito problema e tem importantes implicações didáticas. A resolução de problemas de Mecânica Analítica é um instrumento para a compreensão dos fenómenos físicos no mundo conceitual que torna a sua aprendizagem agradável aos estudantes do Curso de Física. Na resolução de problemas, os estudantes desenvolveram habilidades intelectuais mediante a formulação de problemas, a busca da teoria para a resolução, a elaboração da resolução e a valorização dos resultados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6783_TB4102_16102025053506.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIL CHILOIA JOAQUIM JOSÉ"
    "autor_nome_curto" => "José"
    "autor_email" => "gilchiloia.jj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126623
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4102
    "inscrito_id" => 6783
    "titulo" => "PROPOSTA DE PROCEDIMENTOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE MECÂNICA ANALÍTICA DO 3º ANO DO CURSO DE FÍSICA DO ISCED-HUÍLA"
    "resumo" => "O século XXI caracteriza-se por um ritmo acelerado de desenvolvimento, em especial, na produção de conhecimentos que a sociedade deve assimilar num curto tempo. Além disso, a vigência destes conhecimentos é superada constantemente e, por isso, torna-se necessário e indispensável o aperfeiçoamento constante das metodologias de ensino com vista à formação de aprendizagens duradouras. O processo de ensino-aprendizagem da Mecânica no Curso de Física no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, em Angola não escapa deste fato. Algumas causas têm sido apontadas como as responsáveis pelo baixo índice no desempenho dos estudantes do primeiro ano do Curso de Física no ISCED da Huíla. Dentro delas destaca-se a falta de domínio dos procedimentos para a solução dos problemas de Mecânica. Assim, o objetivo deste estudo foi de elaborar um conjunto de procedimentos e exercícios de Mecânica Analítica para os estudantes do 3º Ano no Curso de Física no ISCED da Huíla, em Angola. Esse estudo, trata-se de uma investigação aplicada, que seguiu uma abordagem analítica mista (quanti-qualitativa). Participaram da pesquisa 34 estudantes do ISCED da Huíla, em Angola. O estudo foi dividido em três etapas: (I) diagnóstico inicial aplicado aos estudantes; (II) elaboração de proposta de procedimentos para a resolução de problemas na disciplina de Mecânica Analítica; e (III) análise de dados. A resolução de problemas é uma atividade de grande complexidade cognitiva que está marcada pela própria definição do conceito problema e tem importantes implicações didáticas. A resolução de problemas de Mecânica Analítica é um instrumento para a compreensão dos fenómenos físicos no mundo conceitual que torna a sua aprendizagem agradável aos estudantes do Curso de Física. Na resolução de problemas, os estudantes desenvolveram habilidades intelectuais mediante a formulação de problemas, a busca da teoria para a resolução, a elaboração da resolução e a valorização dos resultados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6783_TB4102_16102025053506.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIL CHILOIA JOAQUIM JOSÉ"
    "autor_nome_curto" => "José"
    "autor_email" => "gilchiloia.jj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O século XXI caracteriza-se por um ritmo acelerado de desenvolvimento, em especial, na produção de conhecimentos que a sociedade deve assimilar num curto tempo. Além disso, a vigência destes conhecimentos é superada constantemente e, por isso, torna-se necessário e indispensável o aperfeiçoamento constante das metodologias de ensino com vista à formação de aprendizagens duradouras. O processo de ensino-aprendizagem da Mecânica no Curso de Física no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, em Angola não escapa deste fato. Algumas causas têm sido apontadas como as responsáveis pelo baixo índice no desempenho dos estudantes do primeiro ano do Curso de Física no ISCED da Huíla. Dentro delas destaca-se a falta de domínio dos procedimentos para a solução dos problemas de Mecânica. Assim, o objetivo deste estudo foi de elaborar um conjunto de procedimentos e exercícios de Mecânica Analítica para os estudantes do 3º Ano no Curso de Física no ISCED da Huíla, em Angola. Esse estudo, trata-se de uma investigação aplicada, que seguiu uma abordagem analítica mista (quanti-qualitativa). Participaram da pesquisa 34 estudantes do ISCED da Huíla, em Angola. O estudo foi dividido em três etapas: (I) diagnóstico inicial aplicado aos estudantes; (II) elaboração de proposta de procedimentos para a resolução de problemas na disciplina de Mecânica Analítica; e (III) análise de dados. A resolução de problemas é uma atividade de grande complexidade cognitiva que está marcada pela própria definição do conceito problema e tem importantes implicações didáticas. A resolução de problemas de Mecânica Analítica é um instrumento para a compreensão dos fenómenos físicos no mundo conceitual que torna a sua aprendizagem agradável aos estudantes do Curso de Física. Na resolução de problemas, os estudantes desenvolveram habilidades intelectuais mediante a formulação de problemas, a busca da teoria para a resolução, a elaboração da resolução e a valorização dos resultados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.