Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EVIDÊNCIA DOS ESTUDANTES COM AH/SD NA TRAJETÓRIA DAS LDB’S 61/71/96 EM CONFRONTO COM O ANONIMATO NA SALA COMUM: A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO COLABORATIVO NO PROCESSO DE INCLUSÃO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa está atrelada ao PROFEI (Programa De Pós-Graduação, Mestrado Profissional Em Educação Inclusiva) da Universidade Estadual do Paraná- campus União da Vitória. Examinando o percurso da Lei de Diretrizes e Bases em nosso país, nota-se que a evidência e a inclusão dos estudantes com altas habilidades/superdotação vem ocorrendo paulatinamente, ainda que os mesmos sejam citados e inclusos na lei desde a LDB de 1961. Nesse sentido, ao analisar tais percursos, observa-se a necessidade de ferramentas e meios que possam proporcionar a validação dos seus direitos. Em razão disso, o planejamento colaborativo, apresenta-se como grande suporte para a efetivação de uma educação inclusiva. Com esse propósito, a pesquisa em questão, tem o objetivo de analisar como o planejamento colaborativo pode auxiliar na visibilidade e na inclusão dos estudantes com AH/SD dentro da sala comum, visto que, quando esses estudantes são omitidos na sala comum, seus direitos são anulados. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico e documental, obtendo como base de autores para a fundamentação teórica, Virgolim, Mendes, Alencar e Fleith. Como resultados preliminares concluímos que, um planejamento colaborativo, quando organizado de forma efetiva com auxílio de todos os envolvidos, pode proporcionar aos estudantes com AHSD sua visibilização em sala de aula, onde também os mesmos se sintam vistos, inseridos e inclusos no contexto escolar.

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