A IMPORTÂNCIA DA NEUROPLASTICIDADE NA AFETIVIDADE E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL SAUDÁVEL, DE MODO A POTENCIALIZAR A AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PESSOAS NEUROATÍPICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126635 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4136 "inscrito_id" => 142 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA NEUROPLASTICIDADE NA AFETIVIDADE E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL SAUDÁVEL, DE MODO A POTENCIALIZAR A AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PESSOAS NEUROATÍPICAS" "resumo" => "Este estudo explora a relevância da neuroplasticidade na modulação da afetividade e suas implicações para o desenvolvimento biopsicossocial saudável, com foco na otimização da aprendizagem em indivíduos neuroatípicos. A neuroplasticidade, capacidade intrínseca do sistema nervoso de se reorganizar, emerge como um mecanismo fundamental na adaptação emocional e na construção de relações interpessoais saudáveis e fortalece os vínculos e capacidade de interação no que tange a afetividade pautada por Henri Wallon. A pesquisa investiga como intervenções que estimulam a neuroplasticidade, como terapias baseadas em mindfulness e técnicas de neurofeedback, podem aprimorar a regulação emocional e a empatia em pessoas com condições neuroatípicas. Além disso, o estudo examina o papel da neuroplasticidade na superação de traumas emocionais e na promoção da resiliência, fatores cruciais para o desenvolvimento biopsicossocial saudável. Os resultados apontam para o potencial da neuroplasticidade em otimizar a aprendizagem em indivíduos neuroatípicos, facilitando a aquisição de habilidades sociais e emocionais. A pesquisa destaca a importância de abordagens terapêuticas personalizadas, que considerem as particularidades de cada indivíduo e suas necessidades específicas. Em suma, este estudo sublinha a relevância da neuroplasticidade como um mecanismo fundamental na promoção da afetividade e do desenvolvimento biopsicossocial saudável, com implicações significativas para a otimização da aprendizagem em pessoas neuroatípicas. Para contribuir com a pesquisa, foi integrada a teoria de Henri Wallon, que expressa a importância da afetividade no decurso do amadurecimento afetivo e emocional durante o ato de aprender em todas as faixas etárias. Outrossim, é expressa nesta pesquisa a teoria de Michael Merzenich para acrescentar a importância da neuroplasticidade, é frizado os contributos de Urie Bronfenbrenner para abordar os aspectos biopsicossociais, e Vygotsky para falar de pessoas neuroatípicas. Realizou-se, assim, uma pesquisa de revisão de literatura e bibliográfica, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID142_TB4136_17102025085059.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÂMARA MICAELLY DE MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "TÂMARA" "autor_email" => "estagioaee1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126635 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4136 "inscrito_id" => 142 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA NEUROPLASTICIDADE NA AFETIVIDADE E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL SAUDÁVEL, DE MODO A POTENCIALIZAR A AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PESSOAS NEUROATÍPICAS" "resumo" => "Este estudo explora a relevância da neuroplasticidade na modulação da afetividade e suas implicações para o desenvolvimento biopsicossocial saudável, com foco na otimização da aprendizagem em indivíduos neuroatípicos. A neuroplasticidade, capacidade intrínseca do sistema nervoso de se reorganizar, emerge como um mecanismo fundamental na adaptação emocional e na construção de relações interpessoais saudáveis e fortalece os vínculos e capacidade de interação no que tange a afetividade pautada por Henri Wallon. A pesquisa investiga como intervenções que estimulam a neuroplasticidade, como terapias baseadas em mindfulness e técnicas de neurofeedback, podem aprimorar a regulação emocional e a empatia em pessoas com condições neuroatípicas. Além disso, o estudo examina o papel da neuroplasticidade na superação de traumas emocionais e na promoção da resiliência, fatores cruciais para o desenvolvimento biopsicossocial saudável. Os resultados apontam para o potencial da neuroplasticidade em otimizar a aprendizagem em indivíduos neuroatípicos, facilitando a aquisição de habilidades sociais e emocionais. A pesquisa destaca a importância de abordagens terapêuticas personalizadas, que considerem as particularidades de cada indivíduo e suas necessidades específicas. Em suma, este estudo sublinha a relevância da neuroplasticidade como um mecanismo fundamental na promoção da afetividade e do desenvolvimento biopsicossocial saudável, com implicações significativas para a otimização da aprendizagem em pessoas neuroatípicas. Para contribuir com a pesquisa, foi integrada a teoria de Henri Wallon, que expressa a importância da afetividade no decurso do amadurecimento afetivo e emocional durante o ato de aprender em todas as faixas etárias. Outrossim, é expressa nesta pesquisa a teoria de Michael Merzenich para acrescentar a importância da neuroplasticidade, é frizado os contributos de Urie Bronfenbrenner para abordar os aspectos biopsicossociais, e Vygotsky para falar de pessoas neuroatípicas. Realizou-se, assim, uma pesquisa de revisão de literatura e bibliográfica, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID142_TB4136_17102025085059.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÂMARA MICAELLY DE MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "TÂMARA" "autor_email" => "estagioaee1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }