DA ANÁLISE DE DADOS À AÇÃO: A MATEMÁTICA ATUANDO NA TOMADA DE DECISÕES NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126636 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4139 "inscrito_id" => 11370 "titulo" => "DA ANÁLISE DE DADOS À AÇÃO: A MATEMÁTICA ATUANDO NA TOMADA DE DECISÕES NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES" "resumo" => "O presente trabalho apresenta dados sobre a aprendizagem obtida na orientação de um projeto realizado na EEMTI Adahil Barreto em Cariús-CE. O mesmo objetiva apresentar a matemática como ferramenta útil na tomada de decisões ao combate à violência contra a mulher. Foram realizadas discussões, momentos de debates e palestras tanto no ambiente escolar como na comunidade local abordando a violência no ano de 2023 na referida cidade, ressaltando sempre que a matemática é muito importante nesse contexto. Durante a realização da pesquisa percebeu-se o alto índice de casos para um município pouco populoso o que torna necessário a implementação de mais políticas públicas voltadas ao enfrentamento deste triste quadro. Os dados obtidos, por meio da exposição das estatísticas, revelaram os tipos de casos mais cometidos assim como a atitude das vítimas no ato da denúncia em relação ao agressor, o que faz-se entender como é desafiador para uma mulher não somente a violência como o confrontamento após o sofrimento. Nota-se dessa forma que a apredizagem desse componente curricular é de fundamental importância para o entendimento e conhecimento de uma realidade. Observou-se que a matemática pode contribuir significativamente direta ou indiretamente para uma sociedade mais justa e menos violenta, pois a partir da análise dos gráficos gerados percebeu-se o alarmante número de casos, o que deve impulsionar ao poder público em geral a tomar medidas para coibir este grave problema social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11370_TB4139_30102025222815.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS GISLÊY CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIS" "autor_email" => "luis.silva1@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126636 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4139 "inscrito_id" => 11370 "titulo" => "DA ANÁLISE DE DADOS À AÇÃO: A MATEMÁTICA ATUANDO NA TOMADA DE DECISÕES NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES" "resumo" => "O presente trabalho apresenta dados sobre a aprendizagem obtida na orientação de um projeto realizado na EEMTI Adahil Barreto em Cariús-CE. O mesmo objetiva apresentar a matemática como ferramenta útil na tomada de decisões ao combate à violência contra a mulher. Foram realizadas discussões, momentos de debates e palestras tanto no ambiente escolar como na comunidade local abordando a violência no ano de 2023 na referida cidade, ressaltando sempre que a matemática é muito importante nesse contexto. Durante a realização da pesquisa percebeu-se o alto índice de casos para um município pouco populoso o que torna necessário a implementação de mais políticas públicas voltadas ao enfrentamento deste triste quadro. Os dados obtidos, por meio da exposição das estatísticas, revelaram os tipos de casos mais cometidos assim como a atitude das vítimas no ato da denúncia em relação ao agressor, o que faz-se entender como é desafiador para uma mulher não somente a violência como o confrontamento após o sofrimento. Nota-se dessa forma que a apredizagem desse componente curricular é de fundamental importância para o entendimento e conhecimento de uma realidade. Observou-se que a matemática pode contribuir significativamente direta ou indiretamente para uma sociedade mais justa e menos violenta, pois a partir da análise dos gráficos gerados percebeu-se o alarmante número de casos, o que deve impulsionar ao poder público em geral a tomar medidas para coibir este grave problema social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11370_TB4139_30102025222815.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS GISLÊY CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIS" "autor_email" => "luis.silva1@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }