A ARTE POPULAR NA HISPANO-AMÉRICA: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126639 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4143 "inscrito_id" => 10475 "titulo" => "A ARTE POPULAR NA HISPANO-AMÉRICA: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "A arte popular na Hispano-américa não é apenas uma expressão de criatividade, mas também um reflexo da identidade cultural e das tradições da região. No contexto do ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), integrar a arte popular como prática pedagógica permite conectar os estudantes ao idioma por meio de uma perspectiva enriquecedora cultural. Essa abordagem promove uma imersão mais profunda, ajudando os aprendizes a compreender os valores, as histórias e os símbolos que moldam as comunidades hispano-americanas. Para isso, baseamo-nos em autores como Canclini (1984) e Miquel e Sans (2004) para apresentar o conceito de cultura, e em Muñoz (1998) e Herrero (2010) para mostrar os aspectos essenciais da arte popular e da arte hispano-americana. Ao incorporar elementos culturais característicos na sala de aula, os professores podem criar um ambiente de aprendizagem mais significativo, dinâmico e benéfico. Essas formas de arte estimulam o interesse e a motivação dos estudantes, facilitando o aprendizado por meio de contextos autênticos e práticos. Portanto, buscamos evidenciar a importância de trabalhar com a arte nas aulas de ELE, colocando na prática o conhecimento e a aprendizagem do aluno no ambiente escolar. Para isso, utilizaremos materiais didáticos que servirão de suporte durante as aulas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10475_TB4143_30102025225408.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "professor.fernando.barbosa.silva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126639 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4143 "inscrito_id" => 10475 "titulo" => "A ARTE POPULAR NA HISPANO-AMÉRICA: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "A arte popular na Hispano-américa não é apenas uma expressão de criatividade, mas também um reflexo da identidade cultural e das tradições da região. No contexto do ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), integrar a arte popular como prática pedagógica permite conectar os estudantes ao idioma por meio de uma perspectiva enriquecedora cultural. Essa abordagem promove uma imersão mais profunda, ajudando os aprendizes a compreender os valores, as histórias e os símbolos que moldam as comunidades hispano-americanas. Para isso, baseamo-nos em autores como Canclini (1984) e Miquel e Sans (2004) para apresentar o conceito de cultura, e em Muñoz (1998) e Herrero (2010) para mostrar os aspectos essenciais da arte popular e da arte hispano-americana. Ao incorporar elementos culturais característicos na sala de aula, os professores podem criar um ambiente de aprendizagem mais significativo, dinâmico e benéfico. Essas formas de arte estimulam o interesse e a motivação dos estudantes, facilitando o aprendizado por meio de contextos autênticos e práticos. Portanto, buscamos evidenciar a importância de trabalhar com a arte nas aulas de ELE, colocando na prática o conhecimento e a aprendizagem do aluno no ambiente escolar. Para isso, utilizaremos materiais didáticos que servirão de suporte durante as aulas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10475_TB4143_30102025225408.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "professor.fernando.barbosa.silva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }