APRENDIZAGEM NUTRICIONAL DOS ALUNOS DO IFPE - CAMPUS RECIFE POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO “ESCOLHA E CONSEQUÊNCIA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126642 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4149 "inscrito_id" => 11688 "titulo" => "APRENDIZAGEM NUTRICIONAL DOS ALUNOS DO IFPE - CAMPUS RECIFE POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO “ESCOLHA E CONSEQUÊNCIA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Os alunos que ingressam nos cursos técnicos integrados, do IFPE- Campus Recife, concluem o curso em quatro anos e, em média, dentro de uma faixa etária entre 15 e 18 anos. Neste espaço de tempo, é comum o consumo de produtos alimentícios processados e ultraprocessados, que aliam o preparo rápido com o baixo custo. Muitos artigos associam o consumo de ultraprocessados com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão, bem como a transtornos mentais, como ansiedade, declínio cognitivo e depressão. Essa estatística abrange pessoas em várias fases da vida e está tendo uma incidência cada vez mais precoce. Daí a importância de abordar o tema “educação nutricional nas escolas” por meio de uma metodologia que estimula o interesse a assuntos importantes, mas de uma forma lúdica, como a gamificação, e com o objetivo de mostrar a importância de escolhas alimentares saudáveis e prevenir doenças associadas à má alimentação. O game criado “escolha e consequência” apresentou duas fases:1) Promoção de hábitos saudáveis; 2) Reconhecimento dos benefícios do alimento. A prática foi aplicada para uma turma mista, com alunos neurotípicos e atípicos, num total de 26 alunos do 3º ano do curso de química, após assistirem uma palestra sobre o tema, explanando I) a definição de alimentos in natura, processados e ultraprocessados; II) a interpretação das informações dos rótulos nos produtos alimentícios; e III) a elaboração de combinações saudáveis, econômicas e preventivas. Após essa etapa, eles responderam um questionário sobre práticas de saúde e com esses dados foi confeccionado um guia com práticas saudáveis, distribuído posteriormente, para eles. A participação de todos os alunos foi ativa e os objetivos foram alcançados, pois foi percebido uma maior conscientização na escolha do alimento e reconhecido suas consequências, bem como, foi notado um interesse em combinações saudáveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11688_TB4149_29102025081929.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDE LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEIDE" "autor_email" => "cleideleite@recife.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126642 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4149 "inscrito_id" => 11688 "titulo" => "APRENDIZAGEM NUTRICIONAL DOS ALUNOS DO IFPE - CAMPUS RECIFE POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO “ESCOLHA E CONSEQUÊNCIA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Os alunos que ingressam nos cursos técnicos integrados, do IFPE- Campus Recife, concluem o curso em quatro anos e, em média, dentro de uma faixa etária entre 15 e 18 anos. Neste espaço de tempo, é comum o consumo de produtos alimentícios processados e ultraprocessados, que aliam o preparo rápido com o baixo custo. Muitos artigos associam o consumo de ultraprocessados com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão, bem como a transtornos mentais, como ansiedade, declínio cognitivo e depressão. Essa estatística abrange pessoas em várias fases da vida e está tendo uma incidência cada vez mais precoce. Daí a importância de abordar o tema “educação nutricional nas escolas” por meio de uma metodologia que estimula o interesse a assuntos importantes, mas de uma forma lúdica, como a gamificação, e com o objetivo de mostrar a importância de escolhas alimentares saudáveis e prevenir doenças associadas à má alimentação. O game criado “escolha e consequência” apresentou duas fases:1) Promoção de hábitos saudáveis; 2) Reconhecimento dos benefícios do alimento. A prática foi aplicada para uma turma mista, com alunos neurotípicos e atípicos, num total de 26 alunos do 3º ano do curso de química, após assistirem uma palestra sobre o tema, explanando I) a definição de alimentos in natura, processados e ultraprocessados; II) a interpretação das informações dos rótulos nos produtos alimentícios; e III) a elaboração de combinações saudáveis, econômicas e preventivas. Após essa etapa, eles responderam um questionário sobre práticas de saúde e com esses dados foi confeccionado um guia com práticas saudáveis, distribuído posteriormente, para eles. A participação de todos os alunos foi ativa e os objetivos foram alcançados, pois foi percebido uma maior conscientização na escolha do alimento e reconhecido suas consequências, bem como, foi notado um interesse em combinações saudáveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11688_TB4149_29102025081929.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDE LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEIDE" "autor_email" => "cleideleite@recife.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }