Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS À FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE CONTEXTUAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126645
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4162
    "inscrito_id" => 9578
    "titulo" => "DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS À FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE CONTEXTUAL"
    "resumo" => "Este estudo investiga os desafios à formação continuada de professores na contemporaneidade, com ênfase na percepção de pedagogos egressos da Universidade Regional do Cariri (URCA) cuja atuação se dá na rede pública de ensino do município de Nova Olinda – CE. Nesse contexto, considerando a necessidade de adaptação do sistema educacional às rápidas transformações tanto tecnológicas quanto pedagógicas e sociais, a formação continuada se apresenta como uma ferramenta essencial para a qualificação de professores. No entanto, observa-se na atualidade que diversos obstáculos dificultam o acesso a programas de desenvolvimento profissional, tais como a escassez de recursos, a sobrecarga de trabalho e as limitações institucionais. Diante desse cenário, surgem questionamentos fundamentais: como os egressos da Pedagogia percebem a relação entre a formação continuada e a melhoria do seu trabalho? Quais são as formações buscadas por eles? O que os motivam a buscar essas formações? E o que os desmotivam, impedindo ou dificultando o aperfeiçoamento? Para responder essas questões, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentando-se em autores como Pimenta (2002), Imbernón (2010) e Nóvoa (2007), que destacam a formação continuada como um processo permanente de reflexão e aprimoramento crítico da prática docente. E, além disso, realizou-se uma aplicação de questionário com pedagogos egressos, cujo objetivo, além de identificar os principais desafios enfrentados por eles, é compreender suas percepções sobre formação continuada e suas perspectivas de formação profissional. Os resultados evidenciam que, apesar desses profissionais terem ciência da importância da formação continuada, muitas vezes ela não ocorre por conta de fatores externos, como a rotina extremamente exaustiva e a escassez de tempo disponível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9578_TB4162_30102025133645.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO MACEDO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carloszm078@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126645
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4162
    "inscrito_id" => 9578
    "titulo" => "DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS À FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE CONTEXTUAL"
    "resumo" => "Este estudo investiga os desafios à formação continuada de professores na contemporaneidade, com ênfase na percepção de pedagogos egressos da Universidade Regional do Cariri (URCA) cuja atuação se dá na rede pública de ensino do município de Nova Olinda – CE. Nesse contexto, considerando a necessidade de adaptação do sistema educacional às rápidas transformações tanto tecnológicas quanto pedagógicas e sociais, a formação continuada se apresenta como uma ferramenta essencial para a qualificação de professores. No entanto, observa-se na atualidade que diversos obstáculos dificultam o acesso a programas de desenvolvimento profissional, tais como a escassez de recursos, a sobrecarga de trabalho e as limitações institucionais. Diante desse cenário, surgem questionamentos fundamentais: como os egressos da Pedagogia percebem a relação entre a formação continuada e a melhoria do seu trabalho? Quais são as formações buscadas por eles? O que os motivam a buscar essas formações? E o que os desmotivam, impedindo ou dificultando o aperfeiçoamento? Para responder essas questões, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentando-se em autores como Pimenta (2002), Imbernón (2010) e Nóvoa (2007), que destacam a formação continuada como um processo permanente de reflexão e aprimoramento crítico da prática docente. E, além disso, realizou-se uma aplicação de questionário com pedagogos egressos, cujo objetivo, além de identificar os principais desafios enfrentados por eles, é compreender suas percepções sobre formação continuada e suas perspectivas de formação profissional. Os resultados evidenciam que, apesar desses profissionais terem ciência da importância da formação continuada, muitas vezes ela não ocorre por conta de fatores externos, como a rotina extremamente exaustiva e a escassez de tempo disponível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9578_TB4162_30102025133645.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO MACEDO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carloszm078@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga os desafios à formação continuada de professores na contemporaneidade, com ênfase na percepção de pedagogos egressos da Universidade Regional do Cariri (URCA) cuja atuação se dá na rede pública de ensino do município de Nova Olinda – CE. Nesse contexto, considerando a necessidade de adaptação do sistema educacional às rápidas transformações tanto tecnológicas quanto pedagógicas e sociais, a formação continuada se apresenta como uma ferramenta essencial para a qualificação de professores. No entanto, observa-se na atualidade que diversos obstáculos dificultam o acesso a programas de desenvolvimento profissional, tais como a escassez de recursos, a sobrecarga de trabalho e as limitações institucionais. Diante desse cenário, surgem questionamentos fundamentais: como os egressos da Pedagogia percebem a relação entre a formação continuada e a melhoria do seu trabalho? Quais são as formações buscadas por eles? O que os motivam a buscar essas formações? E o que os desmotivam, impedindo ou dificultando o aperfeiçoamento? Para responder essas questões, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentando-se em autores como Pimenta (2002), Imbernón (2010) e Nóvoa (2007), que destacam a formação continuada como um processo permanente de reflexão e aprimoramento crítico da prática docente. E, além disso, realizou-se uma aplicação de questionário com pedagogos egressos, cujo objetivo, além de identificar os principais desafios enfrentados por eles, é compreender suas percepções sobre formação continuada e suas perspectivas de formação profissional. Os resultados evidenciam que, apesar desses profissionais terem ciência da importância da formação continuada, muitas vezes ela não ocorre por conta de fatores externos, como a rotina extremamente exaustiva e a escassez de tempo disponível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.