CARDÁPIO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS: UMA ALTERNATIVA PARA OS IMPREVISTOS DA SALA DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126646 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4165 "inscrito_id" => 3972 "titulo" => "CARDÁPIO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS: UMA ALTERNATIVA PARA OS IMPREVISTOS DA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo a criação e adaptação de atividades matemáticas alinhadas às grandes áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando amparar especialmente professores em início de carreira e estudantes do curso de licenciatura em matemática. As atividades foram desenvolvidas para serem aplicadas em diferentes contextos de sala de aula, principalmente em situações imprevistas, como a ausência de uma atividade previamente planejada ou a necessidade de substituição de última hora. O banco de atividades foi inicialmente idealizado para alunos do Ensino Fundamental dos anos finais, mas as propostas elaboradas oferecem flexibilidade para serem ajustadas e atenderem a diferentes faixas etárias. A abordagem colaborativa adotada no desenvolvimento das atividades favoreceu a troca de ideias e experiências, resultando em propostas enriquecidas com novas perspectivas e sugestões práticas. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Libâneo (1994), que destaca a importância do planejamento docente e da organização do ensino para uma prática pedagógica eficaz. Considerando as dificuldades enfrentadas por professores iniciantes, como a gestão da aula e a adaptação do conteúdo às necessidades dos alunos, a criação de um banco de atividades matemáticas adaptáveis surge como um importante recurso de apoio. Esse banco de atividades, testado em uma oficina realizada em congresso, oferece a flexibilidade necessária para garantir a continuidade do aprendizado, além de fortalecer a confiança do educador para lidar com diferentes situações pedagógicas. Tem se mostrado uma ferramenta valiosa, útil tanto em momentos de substituição quanto para complementar o planejamento pedagógico, tornando-se um recurso essencial para o trabalho docente em diversas circunstâncias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3972_TB4165_30102025171004.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA SILVÉRIO MOREIRA" "autor_nome_curto" => "Luana Silvério" "autor_email" => "luanasilverio5@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126646 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4165 "inscrito_id" => 3972 "titulo" => "CARDÁPIO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS: UMA ALTERNATIVA PARA OS IMPREVISTOS DA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo a criação e adaptação de atividades matemáticas alinhadas às grandes áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando amparar especialmente professores em início de carreira e estudantes do curso de licenciatura em matemática. As atividades foram desenvolvidas para serem aplicadas em diferentes contextos de sala de aula, principalmente em situações imprevistas, como a ausência de uma atividade previamente planejada ou a necessidade de substituição de última hora. O banco de atividades foi inicialmente idealizado para alunos do Ensino Fundamental dos anos finais, mas as propostas elaboradas oferecem flexibilidade para serem ajustadas e atenderem a diferentes faixas etárias. A abordagem colaborativa adotada no desenvolvimento das atividades favoreceu a troca de ideias e experiências, resultando em propostas enriquecidas com novas perspectivas e sugestões práticas. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Libâneo (1994), que destaca a importância do planejamento docente e da organização do ensino para uma prática pedagógica eficaz. Considerando as dificuldades enfrentadas por professores iniciantes, como a gestão da aula e a adaptação do conteúdo às necessidades dos alunos, a criação de um banco de atividades matemáticas adaptáveis surge como um importante recurso de apoio. Esse banco de atividades, testado em uma oficina realizada em congresso, oferece a flexibilidade necessária para garantir a continuidade do aprendizado, além de fortalecer a confiança do educador para lidar com diferentes situações pedagógicas. Tem se mostrado uma ferramenta valiosa, útil tanto em momentos de substituição quanto para complementar o planejamento pedagógico, tornando-se um recurso essencial para o trabalho docente em diversas circunstâncias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3972_TB4165_30102025171004.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA SILVÉRIO MOREIRA" "autor_nome_curto" => "Luana Silvério" "autor_email" => "luanasilverio5@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }