CONSTRUINDO UMA DISCIPLINA ELETIVA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO: MÉTODOS DE PRESERVAÇÃO PARA O ESTUÁRIO DO RIO CAPIBARIBE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126647 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4168 "inscrito_id" => 901 "titulo" => "CONSTRUINDO UMA DISCIPLINA ELETIVA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO: MÉTODOS DE PRESERVAÇÃO PARA O ESTUÁRIO DO RIO CAPIBARIBE" "resumo" => "Com a implantação do Novo Ensino Médio, o professor de Biologia está diante de vários desafios, seja na preparação de uma atividade que consiga cativar os estudantes ou cumprir o cronograma da disciplina condensando os assuntos. Mas, além disso, o educador lida com novas demandas, como, por exemplo, a de ter que ministrar aulas em disciplinas eletivas que nem sempre apresentam uma relação direta com a sua área de formação. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo refletir sobre a construção de uma proposta de disciplina eletiva e o seu impacto na formação profissional de docentes da educação básica. Outrossim, o referencial teórico do trabalho foi pautado em pesquisas que dialogam sobre as disciplinas eletivas e o trabalho docente no âmbito da implantação do Novo Ensino Médio. A disciplina foi construída durante o estágio obrigatório em ensino de biologia no ano de 2023, como uma proposta para aproximar os estagiários das vivências e desafios enfrentados pelos professores supervisores e promover a reflexão e o debate sobre formação docente. Para a sua elaboração, foi considerado o modelo de criação de disciplinas utilizado pela escola e alguns aspectos, do contexto escolar como quantitativo de alunos, materiais disponíveis, escolha de uma problemática relevante para a comunidade escolar, metodologia, conteúdo programático e espaço extra escolar. Para os estagiários, a atividade tornou perceptível que as dimensões que norteiam a atividade docente vão muito além da preparação de uma aula. Criar planos e elaborar uma disciplina com todos os seus procedimentos e métodos, requer bastante do educador. Desta forma, pequenas experiências, como a de poder elaborar uma eletiva e pensar nas estratégias didáticas que poderão ser utilizadas, acabam sendo cruciais durante o processo formativo do professor, pois permitem que o mesmo esteja preparado para desafios da vida profissional, bem como para demandas educacionais atuais e futuras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID901_TB4168_30102025232320.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO HENRIQUE LIMA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "PABLO" "autor_email" => "pablo.hlandrade@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126647 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4168 "inscrito_id" => 901 "titulo" => "CONSTRUINDO UMA DISCIPLINA ELETIVA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO: MÉTODOS DE PRESERVAÇÃO PARA O ESTUÁRIO DO RIO CAPIBARIBE" "resumo" => "Com a implantação do Novo Ensino Médio, o professor de Biologia está diante de vários desafios, seja na preparação de uma atividade que consiga cativar os estudantes ou cumprir o cronograma da disciplina condensando os assuntos. Mas, além disso, o educador lida com novas demandas, como, por exemplo, a de ter que ministrar aulas em disciplinas eletivas que nem sempre apresentam uma relação direta com a sua área de formação. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo refletir sobre a construção de uma proposta de disciplina eletiva e o seu impacto na formação profissional de docentes da educação básica. Outrossim, o referencial teórico do trabalho foi pautado em pesquisas que dialogam sobre as disciplinas eletivas e o trabalho docente no âmbito da implantação do Novo Ensino Médio. A disciplina foi construída durante o estágio obrigatório em ensino de biologia no ano de 2023, como uma proposta para aproximar os estagiários das vivências e desafios enfrentados pelos professores supervisores e promover a reflexão e o debate sobre formação docente. Para a sua elaboração, foi considerado o modelo de criação de disciplinas utilizado pela escola e alguns aspectos, do contexto escolar como quantitativo de alunos, materiais disponíveis, escolha de uma problemática relevante para a comunidade escolar, metodologia, conteúdo programático e espaço extra escolar. Para os estagiários, a atividade tornou perceptível que as dimensões que norteiam a atividade docente vão muito além da preparação de uma aula. Criar planos e elaborar uma disciplina com todos os seus procedimentos e métodos, requer bastante do educador. Desta forma, pequenas experiências, como a de poder elaborar uma eletiva e pensar nas estratégias didáticas que poderão ser utilizadas, acabam sendo cruciais durante o processo formativo do professor, pois permitem que o mesmo esteja preparado para desafios da vida profissional, bem como para demandas educacionais atuais e futuras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID901_TB4168_30102025232320.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO HENRIQUE LIMA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "PABLO" "autor_email" => "pablo.hlandrade@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }