Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS AUTISTAS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: A AMA-BA E A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO COGNITIVO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126650
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4172
    "inscrito_id" => 11854
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS AUTISTAS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: A AMA-BA E A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO COGNITIVO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo explorar o impacto da Tecnologia Assistiva na vida de jovens e adultos autistas, especialmente em ambientes não formais de aprendizagem, como a Associação de Amigos dos Autistas - Ba (AMA). A proposta é apresentar práticas inovadoras que visam promover a inclusão, a autonomia, o desenvolvimento cognitivo, interpessoal e afetivo utilizando ferramentas tecnológicas que facilitam não somente esses aspectos, mas também a comunicação, essencial para esses indivíduos. A problemática central reside na dificuldade de adaptação dos métodos de ensino de alto custo às necessidades socioeconômicas de jovens e adultos autistas brasileiros. Apesar de eficientes essas abordagens são consideradas de difícil acesso e acaba deixando os sujeitos atípicos sem muitas opções resultando em um processo de ensino-aprendizagem fragmentado e, muitas vezes, ineficaz. Dessa forma, surge a necessidade de um currículo cognitivo individualizado com tecnologia assistiva elaboradas com materiais acessíveis e de baixo custo. A metodologia adotada para este estudo baseia-se na análise das práticas educacionais aplicadas na AMA-BA, utilizando como referência o livro da fundadora da instituição, Rita Valeria Brasil Santos. A pesquisa fundamenta-se na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein, que propõe estratégias pedagógicas voltadas para a mediação do aprendizado. Métodos como a Aprendizagem Mediada e o Ensino Estruturado são explorados para demonstrar como a Tecnologia Assistiva sustentável pode favorecer uma internalização do conhecimento mais significativa e adaptada ao perfil cognitivo dos estudantes. Santos (2024) destaca que a construção do Currículo Cognitivo (CCC) na AMA-BA busca proporcionar autonomia e emancipação aos neurodivergentes, promovendo um ensino estruturado que favoreça a aquisição de conhecimento e a construção de conexões cognitivas para um aprendizado mais eficaz e integrado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11854_TB4172_30102025192531.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA"
    "autor_email" => "rsantos2111@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126650
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4172
    "inscrito_id" => 11854
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS AUTISTAS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: A AMA-BA E A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO COGNITIVO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo explorar o impacto da Tecnologia Assistiva na vida de jovens e adultos autistas, especialmente em ambientes não formais de aprendizagem, como a Associação de Amigos dos Autistas - Ba (AMA). A proposta é apresentar práticas inovadoras que visam promover a inclusão, a autonomia, o desenvolvimento cognitivo, interpessoal e afetivo utilizando ferramentas tecnológicas que facilitam não somente esses aspectos, mas também a comunicação, essencial para esses indivíduos. A problemática central reside na dificuldade de adaptação dos métodos de ensino de alto custo às necessidades socioeconômicas de jovens e adultos autistas brasileiros. Apesar de eficientes essas abordagens são consideradas de difícil acesso e acaba deixando os sujeitos atípicos sem muitas opções resultando em um processo de ensino-aprendizagem fragmentado e, muitas vezes, ineficaz. Dessa forma, surge a necessidade de um currículo cognitivo individualizado com tecnologia assistiva elaboradas com materiais acessíveis e de baixo custo. A metodologia adotada para este estudo baseia-se na análise das práticas educacionais aplicadas na AMA-BA, utilizando como referência o livro da fundadora da instituição, Rita Valeria Brasil Santos. A pesquisa fundamenta-se na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein, que propõe estratégias pedagógicas voltadas para a mediação do aprendizado. Métodos como a Aprendizagem Mediada e o Ensino Estruturado são explorados para demonstrar como a Tecnologia Assistiva sustentável pode favorecer uma internalização do conhecimento mais significativa e adaptada ao perfil cognitivo dos estudantes. Santos (2024) destaca que a construção do Currículo Cognitivo (CCC) na AMA-BA busca proporcionar autonomia e emancipação aos neurodivergentes, promovendo um ensino estruturado que favoreça a aquisição de conhecimento e a construção de conexões cognitivas para um aprendizado mais eficaz e integrado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11854_TB4172_30102025192531.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA"
    "autor_email" => "rsantos2111@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explorar o impacto da Tecnologia Assistiva na vida de jovens e adultos autistas, especialmente em ambientes não formais de aprendizagem, como a Associação de Amigos dos Autistas - Ba (AMA). A proposta é apresentar práticas inovadoras que visam promover a inclusão, a autonomia, o desenvolvimento cognitivo, interpessoal e afetivo utilizando ferramentas tecnológicas que facilitam não somente esses aspectos, mas também a comunicação, essencial para esses indivíduos. A problemática central reside na dificuldade de adaptação dos métodos de ensino de alto custo às necessidades socioeconômicas de jovens e adultos autistas brasileiros. Apesar de eficientes essas abordagens são consideradas de difícil acesso e acaba deixando os sujeitos atípicos sem muitas opções resultando em um processo de ensino-aprendizagem fragmentado e, muitas vezes, ineficaz. Dessa forma, surge a necessidade de um currículo cognitivo individualizado com tecnologia assistiva elaboradas com materiais acessíveis e de baixo custo. A metodologia adotada para este estudo baseia-se na análise das práticas educacionais aplicadas na AMA-BA, utilizando como referência o livro da fundadora da instituição, Rita Valeria Brasil Santos. A pesquisa fundamenta-se na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein, que propõe estratégias pedagógicas voltadas para a mediação do aprendizado. Métodos como a Aprendizagem Mediada e o Ensino Estruturado são explorados para demonstrar como a Tecnologia Assistiva sustentável pode favorecer uma internalização do conhecimento mais significativa e adaptada ao perfil cognitivo dos estudantes. Santos (2024) destaca que a construção do Currículo Cognitivo (CCC) na AMA-BA busca proporcionar autonomia e emancipação aos neurodivergentes, promovendo um ensino estruturado que favoreça a aquisição de conhecimento e a construção de conexões cognitivas para um aprendizado mais eficaz e integrado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.