A INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS AUTISTAS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: A AMA-BA E A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO COGNITIVO
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A metodologia adotada para este estudo baseia-se na análise das práticas educacionais aplicadas na AMA-BA, utilizando como referência o livro da fundadora da instituição, Rita Valeria Brasil Santos. A pesquisa fundamenta-se na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein, que propõe estratégias pedagógicas voltadas para a mediação do aprendizado. Métodos como a Aprendizagem Mediada e o Ensino Estruturado são explorados para demonstrar como a Tecnologia Assistiva sustentável pode favorecer uma internalização do conhecimento mais significativa e adaptada ao perfil cognitivo dos estudantes. Santos (2024) destaca que a construção do Currículo Cognitivo (CCC) na AMA-BA busca proporcionar autonomia e emancipação aos neurodivergentes, promovendo um ensino estruturado que favoreça a aquisição de conhecimento e a construção de conexões cognitivas para um aprendizado mais eficaz e integrado." 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