Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA DE CRIAR UM JORNAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE FASUP

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126651
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4173
    "inscrito_id" => 11338
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE CRIAR UM JORNAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE FASUP"
    "resumo" => "Com a intensa globalização e velocidade das informações, o ensino da Língua Portuguesa nas escolas também precisou se adaptar e o trabalho com a língua, antes quase que exclusivamente resumido ao ensino de gramática, agora traz para o texto o foco central do processo de ensino e aprendizagem. Diante disto, o uso dos gêneros textuais se torna necessário, precisando ir além dos contidos livros didáticos, podendo ser realizado através do trabalho com diversas publicações, a exemplo de um jornal, periódico que contempla várias produções em um único veículo. Isto posto, o presente trabalho aborda um relato de experiência sobre a criação do “Jornal Pedagogia em Foco” e tem como objetivo utilizá-lo como instrumento pedagógico e metodológico para o ensino da Língua Portuguesa através da diversidade textual. Como referencial teórico, tomamos como base as obras de Marcuschi (2008), Antunes (2009) e Wachowicz (2012) para contextualizar a utilização dos gêneros textuais como elementos de análise da língua nas escolas. Quanto ao processo metodológico, foi iniciado durante a disciplina “Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e suas tecnologias”, para o eixo 5 (Intertextualidade – Linguagem e Ciências Humanas) do curso de Pedagogia da Faculdade FASUP, com a seleção dos gêneros textuais (Tirinha, Receita, Resenha Crítica, Notícia, Meme, Anúncio, Biografia, Palavras Cruzadas, Verbete Enciclopédico e Caça-palavras) a serem elaborados para, em seguida, produzi-los com o auxílio de tecnologias digitais, como o Canva, e, por fim, divulga-los, junto com o processo de criação do jornal, no Instagram. Como resultado, a culminância foi a distribuição impressa do Jornal e socialização do processo criativo, no evento Fasup em Foco, que ocorreu dia 13 de junho de 2025.."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11338_TB4173_21102025095207.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE ROBERTA COUTINHO DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE R.C.S"
    "autor_email" => "carolinecoutinho84@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126651
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4173
    "inscrito_id" => 11338
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE CRIAR UM JORNAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE FASUP"
    "resumo" => "Com a intensa globalização e velocidade das informações, o ensino da Língua Portuguesa nas escolas também precisou se adaptar e o trabalho com a língua, antes quase que exclusivamente resumido ao ensino de gramática, agora traz para o texto o foco central do processo de ensino e aprendizagem. Diante disto, o uso dos gêneros textuais se torna necessário, precisando ir além dos contidos livros didáticos, podendo ser realizado através do trabalho com diversas publicações, a exemplo de um jornal, periódico que contempla várias produções em um único veículo. Isto posto, o presente trabalho aborda um relato de experiência sobre a criação do “Jornal Pedagogia em Foco” e tem como objetivo utilizá-lo como instrumento pedagógico e metodológico para o ensino da Língua Portuguesa através da diversidade textual. Como referencial teórico, tomamos como base as obras de Marcuschi (2008), Antunes (2009) e Wachowicz (2012) para contextualizar a utilização dos gêneros textuais como elementos de análise da língua nas escolas. Quanto ao processo metodológico, foi iniciado durante a disciplina “Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e suas tecnologias”, para o eixo 5 (Intertextualidade – Linguagem e Ciências Humanas) do curso de Pedagogia da Faculdade FASUP, com a seleção dos gêneros textuais (Tirinha, Receita, Resenha Crítica, Notícia, Meme, Anúncio, Biografia, Palavras Cruzadas, Verbete Enciclopédico e Caça-palavras) a serem elaborados para, em seguida, produzi-los com o auxílio de tecnologias digitais, como o Canva, e, por fim, divulga-los, junto com o processo de criação do jornal, no Instagram. Como resultado, a culminância foi a distribuição impressa do Jornal e socialização do processo criativo, no evento Fasup em Foco, que ocorreu dia 13 de junho de 2025.."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11338_TB4173_21102025095207.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE ROBERTA COUTINHO DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE R.C.S"
    "autor_email" => "carolinecoutinho84@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Com a intensa globalização e velocidade das informações, o ensino da Língua Portuguesa nas escolas também precisou se adaptar e o trabalho com a língua, antes quase que exclusivamente resumido ao ensino de gramática, agora traz para o texto o foco central do processo de ensino e aprendizagem. Diante disto, o uso dos gêneros textuais se torna necessário, precisando ir além dos contidos livros didáticos, podendo ser realizado através do trabalho com diversas publicações, a exemplo de um jornal, periódico que contempla várias produções em um único veículo. Isto posto, o presente trabalho aborda um relato de experiência sobre a criação do “Jornal Pedagogia em Foco” e tem como objetivo utilizá-lo como instrumento pedagógico e metodológico para o ensino da Língua Portuguesa através da diversidade textual. Como referencial teórico, tomamos como base as obras de Marcuschi (2008), Antunes (2009) e Wachowicz (2012) para contextualizar a utilização dos gêneros textuais como elementos de análise da língua nas escolas. Quanto ao processo metodológico, foi iniciado durante a disciplina “Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e suas tecnologias”, para o eixo 5 (Intertextualidade – Linguagem e Ciências Humanas) do curso de Pedagogia da Faculdade FASUP, com a seleção dos gêneros textuais (Tirinha, Receita, Resenha Crítica, Notícia, Meme, Anúncio, Biografia, Palavras Cruzadas, Verbete Enciclopédico e Caça-palavras) a serem elaborados para, em seguida, produzi-los com o auxílio de tecnologias digitais, como o Canva, e, por fim, divulga-los, junto com o processo de criação do jornal, no Instagram. Como resultado, a culminância foi a distribuição impressa do Jornal e socialização do processo criativo, no evento Fasup em Foco, que ocorreu dia 13 de junho de 2025..

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.