A EXPERIÊNCIA DE CRIAR UM JORNAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE FASUP
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126651 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4173 "inscrito_id" => 11338 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE CRIAR UM JORNAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE FASUP" "resumo" => "Com a intensa globalização e velocidade das informações, o ensino da Língua Portuguesa nas escolas também precisou se adaptar e o trabalho com a língua, antes quase que exclusivamente resumido ao ensino de gramática, agora traz para o texto o foco central do processo de ensino e aprendizagem. Diante disto, o uso dos gêneros textuais se torna necessário, precisando ir além dos contidos livros didáticos, podendo ser realizado através do trabalho com diversas publicações, a exemplo de um jornal, periódico que contempla várias produções em um único veículo. Isto posto, o presente trabalho aborda um relato de experiência sobre a criação do “Jornal Pedagogia em Foco” e tem como objetivo utilizá-lo como instrumento pedagógico e metodológico para o ensino da Língua Portuguesa através da diversidade textual. Como referencial teórico, tomamos como base as obras de Marcuschi (2008), Antunes (2009) e Wachowicz (2012) para contextualizar a utilização dos gêneros textuais como elementos de análise da língua nas escolas. Quanto ao processo metodológico, foi iniciado durante a disciplina “Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e suas tecnologias”, para o eixo 5 (Intertextualidade – Linguagem e Ciências Humanas) do curso de Pedagogia da Faculdade FASUP, com a seleção dos gêneros textuais (Tirinha, Receita, Resenha Crítica, Notícia, Meme, Anúncio, Biografia, Palavras Cruzadas, Verbete Enciclopédico e Caça-palavras) a serem elaborados para, em seguida, produzi-los com o auxílio de tecnologias digitais, como o Canva, e, por fim, divulga-los, junto com o processo de criação do jornal, no Instagram. Como resultado, a culminância foi a distribuição impressa do Jornal e socialização do processo criativo, no evento Fasup em Foco, que ocorreu dia 13 de junho de 2025.." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11338_TB4173_21102025095207.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE ROBERTA COUTINHO DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE R.C.S" "autor_email" => "carolinecoutinho84@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126651 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4173 "inscrito_id" => 11338 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE CRIAR UM JORNAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE FASUP" "resumo" => "Com a intensa globalização e velocidade das informações, o ensino da Língua Portuguesa nas escolas também precisou se adaptar e o trabalho com a língua, antes quase que exclusivamente resumido ao ensino de gramática, agora traz para o texto o foco central do processo de ensino e aprendizagem. Diante disto, o uso dos gêneros textuais se torna necessário, precisando ir além dos contidos livros didáticos, podendo ser realizado através do trabalho com diversas publicações, a exemplo de um jornal, periódico que contempla várias produções em um único veículo. Isto posto, o presente trabalho aborda um relato de experiência sobre a criação do “Jornal Pedagogia em Foco” e tem como objetivo utilizá-lo como instrumento pedagógico e metodológico para o ensino da Língua Portuguesa através da diversidade textual. Como referencial teórico, tomamos como base as obras de Marcuschi (2008), Antunes (2009) e Wachowicz (2012) para contextualizar a utilização dos gêneros textuais como elementos de análise da língua nas escolas. Quanto ao processo metodológico, foi iniciado durante a disciplina “Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e suas tecnologias”, para o eixo 5 (Intertextualidade – Linguagem e Ciências Humanas) do curso de Pedagogia da Faculdade FASUP, com a seleção dos gêneros textuais (Tirinha, Receita, Resenha Crítica, Notícia, Meme, Anúncio, Biografia, Palavras Cruzadas, Verbete Enciclopédico e Caça-palavras) a serem elaborados para, em seguida, produzi-los com o auxílio de tecnologias digitais, como o Canva, e, por fim, divulga-los, junto com o processo de criação do jornal, no Instagram. Como resultado, a culminância foi a distribuição impressa do Jornal e socialização do processo criativo, no evento Fasup em Foco, que ocorreu dia 13 de junho de 2025.." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11338_TB4173_21102025095207.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE ROBERTA COUTINHO DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE R.C.S" "autor_email" => "carolinecoutinho84@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }