Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM ATIVIDADES PRÁTICO-EXPERIMENTAIS DE FÁCIL ACESSO E BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As escolas são espaços responsáveis para a construção e ambientação dos discentes no processo de ensino e aprendizagem de qualquer disciplina do currículo escolar. Entretanto, existem alguns fatores que dificultam este processo, que vão desde a falta de profissionais capacitados, até questões de infraestrutura. Este trabalho foi embasado através de uma experiência por intermédio das realidades encontradas em algumas instituições educacionais, especificamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/ Campus João Câmara, onde funcionou um dos núcleos do Programa Residência Pedagógica (PRP). O objetivo principal da presente pesquisa foi executar uma proposta didática através da utilização de atividades prático-experimentais com materiais de fácil acesso e de baixo custo para o ensino do conteúdo de eletromagnetismo da disciplina de Física II em uma turma do curso de administração do nível integrado ao técnico do IFRN/Campus João Câmara. A pesquisa aplicada foi qualiquantitativa, buscando entender se há possibilidade ou não na execução de atividades prático-experimentais em sala de aula como alternativa de suprir dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Foram aplicados 2 questionários com o público-alvo da turma do 2º ano do ensino médio técnico em administração na instituição em estudo, sendo um questionário de sondagem inicial e um avaliativo da proposta em questão. Por meio da análise dos questionários, pode-se observar que a proposta da sequência didática foi satisfatória, uma vez que aproximadamente 70% destacaram que com as atividades prático-experimentais aprenderam satisfatoriamente os conteúdos de eletromagnetismo e que mais 60% conseguiria reproduzir os experimentos propostos. Dessa forma, acredita-se que a implementação de atividades prático-experimentais com materiais de baixo custo e de fácil acesso é uma possível solução significativamente satisfatória para enriquecer e estruturar o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Física em instituições educacionais.

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