BIBLIOTECONOMIA, INTERCULTURALIDADE E AUSÊNCIAS DAS QUESTÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO NA UESPI
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O presente artigo volta-se, espeficiamente, à formação de profissionais da Biblioteconomia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), considerando a sua matriz curricular e relações estabelecidas ou não com particularidades, necessidades e técnicas voltadas ao acesso e preservação de saberes das comunidades tradicionais indígenas e quilombolas. Do ponto de vista metodológico, realizou-se diálogos com professores do curso na UESPI e a análise documental do Projeto de Curso, considerando disciplinas ofertadas, suas ementas e bibliografias, estabelecendo ancoragem em textos de Menezes (2023), Silva, Garcês e Silva (2022) que discutem a Biblioteconomia sob a perspectiva indígena e quilombola; de Krenak (2019), Kopenawa (2010) e Viveiros de Castro (2002), com o intuito de compreender sobre as diferentes representações dos saberes indígenas; Nêgo Bispo (2023), Beatriz Nascimento (2022) e Munanga (1986), sobre os saberes quilombolas e afro-brasileiros; além de autores que propõem o diálogo sobre a interdisciplinaridade e decolonialidade, como Olga Pombo (2005) e Catherine Walsh (2019). Observa-se que no curso de Biblioteconomia da UESPI ainda pouco se dicute sobre essas dimensões nas dinâmicas de formação. 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