Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIBLIOTECONOMIA, INTERCULTURALIDADE E AUSÊNCIAS DAS QUESTÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO NA UESPI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126660
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4189
    "inscrito_id" => 11962
    "titulo" => "BIBLIOTECONOMIA, INTERCULTURALIDADE E AUSÊNCIAS DAS QUESTÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO NA UESPI"
    "resumo" => "O curso de Biblioteconomia no Brasil se constitui no processo histórico de seus anos de existência, onde se encontram transformações relacionadas a oferta, função social e pedagógica, relação com espaços escolares e não escolares, demandas de pesquisa e produção de conhecimento, profissionalização, dentre outras, que incidem na formação de bibliotecários e bibliotecárias no país que tanto se diz ser uma área multi e interdisciplinar. O presente artigo volta-se, espeficiamente, à formação de profissionais da Biblioteconomia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), considerando a sua matriz curricular e relações estabelecidas ou não com particularidades, necessidades e técnicas voltadas ao acesso e preservação de saberes das comunidades tradicionais indígenas e quilombolas. Do ponto de vista metodológico, realizou-se diálogos com professores do curso na UESPI e a análise documental do Projeto de Curso, considerando disciplinas ofertadas, suas ementas e bibliografias, estabelecendo ancoragem em textos de Menezes (2023), Silva, Garcês e Silva (2022) que discutem a Biblioteconomia sob a perspectiva indígena e quilombola; de Krenak (2019), Kopenawa (2010) e Viveiros de Castro (2002), com o intuito de compreender sobre as diferentes representações dos saberes indígenas; Nêgo Bispo (2023), Beatriz Nascimento (2022) e Munanga (1986), sobre os saberes quilombolas e afro-brasileiros; além de autores que propõem o diálogo sobre a interdisciplinaridade e decolonialidade, como Olga Pombo (2005) e Catherine Walsh (2019). Observa-se que no curso de Biblioteconomia da UESPI ainda pouco se dicute sobre essas dimensões nas dinâmicas de formação. Os principais resultados obtidos desse processo foram: a) apesar do aumento quantitativo de professores mestres e doutores, não há uma diversificação nos estudos interdisciplinares e que envolvem povos indígenas e comunidades quilombolas; b) os estudos sobre os povos indígenas e comunidades quilombolas e seus saberes tradicionais no âmbito biblioteconômico podem contribuir para a sua preservação em diferentes tempos, espaços e contextos políticos e territoriais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11962_TB4189_10112025231637.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÉTALA MEDEIROS LEITE"
    "autor_nome_curto" => "PÉTALA"
    "autor_email" => "petalamedeirosleite@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126660
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4189
    "inscrito_id" => 11962
    "titulo" => "BIBLIOTECONOMIA, INTERCULTURALIDADE E AUSÊNCIAS DAS QUESTÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO NA UESPI"
    "resumo" => "O curso de Biblioteconomia no Brasil se constitui no processo histórico de seus anos de existência, onde se encontram transformações relacionadas a oferta, função social e pedagógica, relação com espaços escolares e não escolares, demandas de pesquisa e produção de conhecimento, profissionalização, dentre outras, que incidem na formação de bibliotecários e bibliotecárias no país que tanto se diz ser uma área multi e interdisciplinar. O presente artigo volta-se, espeficiamente, à formação de profissionais da Biblioteconomia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), considerando a sua matriz curricular e relações estabelecidas ou não com particularidades, necessidades e técnicas voltadas ao acesso e preservação de saberes das comunidades tradicionais indígenas e quilombolas. Do ponto de vista metodológico, realizou-se diálogos com professores do curso na UESPI e a análise documental do Projeto de Curso, considerando disciplinas ofertadas, suas ementas e bibliografias, estabelecendo ancoragem em textos de Menezes (2023), Silva, Garcês e Silva (2022) que discutem a Biblioteconomia sob a perspectiva indígena e quilombola; de Krenak (2019), Kopenawa (2010) e Viveiros de Castro (2002), com o intuito de compreender sobre as diferentes representações dos saberes indígenas; Nêgo Bispo (2023), Beatriz Nascimento (2022) e Munanga (1986), sobre os saberes quilombolas e afro-brasileiros; além de autores que propõem o diálogo sobre a interdisciplinaridade e decolonialidade, como Olga Pombo (2005) e Catherine Walsh (2019). Observa-se que no curso de Biblioteconomia da UESPI ainda pouco se dicute sobre essas dimensões nas dinâmicas de formação. Os principais resultados obtidos desse processo foram: a) apesar do aumento quantitativo de professores mestres e doutores, não há uma diversificação nos estudos interdisciplinares e que envolvem povos indígenas e comunidades quilombolas; b) os estudos sobre os povos indígenas e comunidades quilombolas e seus saberes tradicionais no âmbito biblioteconômico podem contribuir para a sua preservação em diferentes tempos, espaços e contextos políticos e territoriais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11962_TB4189_10112025231637.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PÉTALA MEDEIROS LEITE"
    "autor_nome_curto" => "PÉTALA"
    "autor_email" => "petalamedeirosleite@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O curso de Biblioteconomia no Brasil se constitui no processo histórico de seus anos de existência, onde se encontram transformações relacionadas a oferta, função social e pedagógica, relação com espaços escolares e não escolares, demandas de pesquisa e produção de conhecimento, profissionalização, dentre outras, que incidem na formação de bibliotecários e bibliotecárias no país que tanto se diz ser uma área multi e interdisciplinar. O presente artigo volta-se, espeficiamente, à formação de profissionais da Biblioteconomia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), considerando a sua matriz curricular e relações estabelecidas ou não com particularidades, necessidades e técnicas voltadas ao acesso e preservação de saberes das comunidades tradicionais indígenas e quilombolas. Do ponto de vista metodológico, realizou-se diálogos com professores do curso na UESPI e a análise documental do Projeto de Curso, considerando disciplinas ofertadas, suas ementas e bibliografias, estabelecendo ancoragem em textos de Menezes (2023), Silva, Garcês e Silva (2022) que discutem a Biblioteconomia sob a perspectiva indígena e quilombola; de Krenak (2019), Kopenawa (2010) e Viveiros de Castro (2002), com o intuito de compreender sobre as diferentes representações dos saberes indígenas; Nêgo Bispo (2023), Beatriz Nascimento (2022) e Munanga (1986), sobre os saberes quilombolas e afro-brasileiros; além de autores que propõem o diálogo sobre a interdisciplinaridade e decolonialidade, como Olga Pombo (2005) e Catherine Walsh (2019). Observa-se que no curso de Biblioteconomia da UESPI ainda pouco se dicute sobre essas dimensões nas dinâmicas de formação. Os principais resultados obtidos desse processo foram: a) apesar do aumento quantitativo de professores mestres e doutores, não há uma diversificação nos estudos interdisciplinares e que envolvem povos indígenas e comunidades quilombolas; b) os estudos sobre os povos indígenas e comunidades quilombolas e seus saberes tradicionais no âmbito biblioteconômico podem contribuir para a sua preservação em diferentes tempos, espaços e contextos políticos e territoriais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.