MICROBIOLOGIA PRÁTICA: PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126663 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4197 "inscrito_id" => 5531 "titulo" => "MICROBIOLOGIA PRÁTICA: PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Os microrganismos, especialmente vírus, bactérias e fungos, estão diretamente relacionados a processos fundamentais, como a decomposição da matéria orgânica, a participação em ciclos biogeoquímicos e a produção de alimentos e medicamentos, sendo a base para avanços na biotecnologia, além de estarem associados a questões médicas. Estudá-los estimula o desenvolvimento do pensamento crítico, pois envolve investigação científica, análise de dados e resolução de problemas, auxiliando na formação de cidadãos mais questionadores e autônomos. Apesar da importância descrita, na educação básica (e especialmente no ensino fundamental anos finais), não temos uma abordagem satisfatória sobre microrganismos nos livros didáticos; em razão disso, os professores de Ciências não encontram de forma rápida e acessível conteúdos práticos laboratoriais, ou não, que possam ser utilizados para o enriquecimento das aulas sobre esse tema. Em virtude dessa situação apresentada, desenvolveu-se a partir de um projeto do Programa Ciência na Escola, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM – com o apoio da Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Estado do Amazonas – SEDUC –, uma apostila que contém sugestões de aulas práticas e lúdicas a serem realizadas em escolas que possuam ou não laboratório. Este manual traz uma breve revisão teórica sobre vírus, bactérias e fungos, bem como sugestões de aulas laboratoriais com uso de materiais de baixo custo, além de atividades didático - lúdicas. O material contribui, portanto, para que professores e alunos possam compreender melhor os conteúdos abordados utilizando metodologias que favoreçam o protagonismo juvenil e a alfabetização científica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5531_TB4197_24102025154211.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANY DE MOURA APOLINÁRIO E SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANY" "autor_email" => "cristianysilva@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126663 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4197 "inscrito_id" => 5531 "titulo" => "MICROBIOLOGIA PRÁTICA: PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Os microrganismos, especialmente vírus, bactérias e fungos, estão diretamente relacionados a processos fundamentais, como a decomposição da matéria orgânica, a participação em ciclos biogeoquímicos e a produção de alimentos e medicamentos, sendo a base para avanços na biotecnologia, além de estarem associados a questões médicas. Estudá-los estimula o desenvolvimento do pensamento crítico, pois envolve investigação científica, análise de dados e resolução de problemas, auxiliando na formação de cidadãos mais questionadores e autônomos. Apesar da importância descrita, na educação básica (e especialmente no ensino fundamental anos finais), não temos uma abordagem satisfatória sobre microrganismos nos livros didáticos; em razão disso, os professores de Ciências não encontram de forma rápida e acessível conteúdos práticos laboratoriais, ou não, que possam ser utilizados para o enriquecimento das aulas sobre esse tema. Em virtude dessa situação apresentada, desenvolveu-se a partir de um projeto do Programa Ciência na Escola, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM – com o apoio da Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Estado do Amazonas – SEDUC –, uma apostila que contém sugestões de aulas práticas e lúdicas a serem realizadas em escolas que possuam ou não laboratório. Este manual traz uma breve revisão teórica sobre vírus, bactérias e fungos, bem como sugestões de aulas laboratoriais com uso de materiais de baixo custo, além de atividades didático - lúdicas. O material contribui, portanto, para que professores e alunos possam compreender melhor os conteúdos abordados utilizando metodologias que favoreçam o protagonismo juvenil e a alfabetização científica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5531_TB4197_24102025154211.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANY DE MOURA APOLINÁRIO E SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANY" "autor_email" => "cristianysilva@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }