GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA: APRENDER JOGANDO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126665 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4199 "inscrito_id" => 11886 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA: APRENDER JOGANDO" "resumo" => "A gamificação tem se consolidado como uma estratégia inovadora no ensino, promovendo engajamento e aprendizagem ativa (Deterding et al., 2011). Esta pesquisa investiga os impactos do jogo digital Just Dance no ensino da língua inglesa e da educação física, analisando sua contribuição para o aprendizado e a motivação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. O estudo caracteriza-se como quantitativo, realizado com 25 alunos de uma escola pública. Foram aplicadas aulas gamificadas utilizando o Just Dance, no qual os alunos interagiam com comandos em inglês durante as atividades físicas. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados antes e depois da intervenção, seguindo os pressupostos metodológicos de Gil (2017). Os resultados demonstraram um aumento significativo no interesse e participação dos alunos, com 85% relatando maior facilidade na assimilacão do vocabulário em inglês e 78% destacando maior dinâmica nas aulas de educação física. Esses achados corroboram estudos anteriores sobre a eficácia da aprendizagem baseada em jogos digitais na retenção de informações e no desenvolvimento de habilidades linguísticas e motoras (Gee, 2003; Kapp, 2012). Conclui-se que a gamificação proporcionou um ambiente de aprendizado interativo, favorecendo a socialização e a prática do idioma em contexto real. A pesquisa reforça a importância da gamificação no contexto educacional, incentivando novas abordagens pedagógicas que integrem diferentes disciplinas por meio da tecnologia e do movimento corporal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11886_TB4199_21102025100646.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLANY LARISSA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WILLANY" "autor_email" => "willany.larissa@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126665 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4199 "inscrito_id" => 11886 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA: APRENDER JOGANDO" "resumo" => "A gamificação tem se consolidado como uma estratégia inovadora no ensino, promovendo engajamento e aprendizagem ativa (Deterding et al., 2011). Esta pesquisa investiga os impactos do jogo digital Just Dance no ensino da língua inglesa e da educação física, analisando sua contribuição para o aprendizado e a motivação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. O estudo caracteriza-se como quantitativo, realizado com 25 alunos de uma escola pública. Foram aplicadas aulas gamificadas utilizando o Just Dance, no qual os alunos interagiam com comandos em inglês durante as atividades físicas. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados antes e depois da intervenção, seguindo os pressupostos metodológicos de Gil (2017). Os resultados demonstraram um aumento significativo no interesse e participação dos alunos, com 85% relatando maior facilidade na assimilacão do vocabulário em inglês e 78% destacando maior dinâmica nas aulas de educação física. Esses achados corroboram estudos anteriores sobre a eficácia da aprendizagem baseada em jogos digitais na retenção de informações e no desenvolvimento de habilidades linguísticas e motoras (Gee, 2003; Kapp, 2012). Conclui-se que a gamificação proporcionou um ambiente de aprendizado interativo, favorecendo a socialização e a prática do idioma em contexto real. A pesquisa reforça a importância da gamificação no contexto educacional, incentivando novas abordagens pedagógicas que integrem diferentes disciplinas por meio da tecnologia e do movimento corporal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11886_TB4199_21102025100646.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLANY LARISSA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WILLANY" "autor_email" => "willany.larissa@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }