Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINANDO SISTEMA MONETÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho insere-se numa pesquisa de mestrado, desenvolvida em 2023 cujo objetivo geral foi compreender as contribuições da PHC no processo de ensino-aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I. A pesquisa caracterizou-se como do tipo Intervenção Pedagógica e foi realizada numa escola municipal da cidade de Jataí-Goiás. Os instrumentos de coleta de dados incluíram análise documental, entrevista semiestruturada, observação direta com gravação em vídeo. A análise documental se deteve no PPP da escola para conhecer a concepção pedagógica explicitada no documento; a entrevista foi realizada com a gestora, a coordenadora pedagógica e com as professoras a fim de compreender qual concepção pedagógica a escola e as professoras adotam em suas práticas; já a observação direta com gravação em vídeo se deu no ambiente da sala de aula onde foi desenvolvida a intervenção, que consistiu na aplicação de uma sequência de ensino elaborada segundo a PHC sobre o sistema monetário brasileiro numa turma de 5º ano. Os resultados permitiram apreender as seguintes contribuições da PHC como base teórico-metodológica do ensino-aprendizagem de matemática: a disseminação/apropriação do conhecimento elaborado aos/pelos filhos da classe trabalhadora; a compreensão, por parte dos alunos, do objeto de estudo em suas múltiplas dimensões; a passagem do senso comum ao saber elaborado; a formação crítica, ética e humanizadora; a prática social final transformada. Os resultados revelaram que ensinar matemática a partir de uma concepção de mundo crítica contra-hegemônica pode produzir transformações tanto no plano da consciência quanto no plano da realidade histórica dos alunos

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