ENSINANDO SISTEMA MONETÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126666 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4200 "inscrito_id" => 7372 "titulo" => "ENSINANDO SISTEMA MONETÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA" "resumo" => "Este trabalho insere-se numa pesquisa de mestrado, desenvolvida em 2023 cujo objetivo geral foi compreender as contribuições da PHC no processo de ensino-aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I. A pesquisa caracterizou-se como do tipo Intervenção Pedagógica e foi realizada numa escola municipal da cidade de Jataí-Goiás. Os instrumentos de coleta de dados incluíram análise documental, entrevista semiestruturada, observação direta com gravação em vídeo. A análise documental se deteve no PPP da escola para conhecer a concepção pedagógica explicitada no documento; a entrevista foi realizada com a gestora, a coordenadora pedagógica e com as professoras a fim de compreender qual concepção pedagógica a escola e as professoras adotam em suas práticas; já a observação direta com gravação em vídeo se deu no ambiente da sala de aula onde foi desenvolvida a intervenção, que consistiu na aplicação de uma sequência de ensino elaborada segundo a PHC sobre o sistema monetário brasileiro numa turma de 5º ano. Os resultados permitiram apreender as seguintes contribuições da PHC como base teórico-metodológica do ensino-aprendizagem de matemática: a disseminação/apropriação do conhecimento elaborado aos/pelos filhos da classe trabalhadora; a compreensão, por parte dos alunos, do objeto de estudo em suas múltiplas dimensões; a passagem do senso comum ao saber elaborado; a formação crítica, ética e humanizadora; a prática social final transformada. Os resultados revelaram que ensinar matemática a partir de uma concepção de mundo crítica contra-hegemônica pode produzir transformações tanto no plano da consciência quanto no plano da realidade histórica dos alunos" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7372_TB4200_14102025095107.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEON DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "LEON" "autor_email" => "leon.evril@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126666 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4200 "inscrito_id" => 7372 "titulo" => "ENSINANDO SISTEMA MONETÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA" "resumo" => "Este trabalho insere-se numa pesquisa de mestrado, desenvolvida em 2023 cujo objetivo geral foi compreender as contribuições da PHC no processo de ensino-aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I. A pesquisa caracterizou-se como do tipo Intervenção Pedagógica e foi realizada numa escola municipal da cidade de Jataí-Goiás. Os instrumentos de coleta de dados incluíram análise documental, entrevista semiestruturada, observação direta com gravação em vídeo. A análise documental se deteve no PPP da escola para conhecer a concepção pedagógica explicitada no documento; a entrevista foi realizada com a gestora, a coordenadora pedagógica e com as professoras a fim de compreender qual concepção pedagógica a escola e as professoras adotam em suas práticas; já a observação direta com gravação em vídeo se deu no ambiente da sala de aula onde foi desenvolvida a intervenção, que consistiu na aplicação de uma sequência de ensino elaborada segundo a PHC sobre o sistema monetário brasileiro numa turma de 5º ano. Os resultados permitiram apreender as seguintes contribuições da PHC como base teórico-metodológica do ensino-aprendizagem de matemática: a disseminação/apropriação do conhecimento elaborado aos/pelos filhos da classe trabalhadora; a compreensão, por parte dos alunos, do objeto de estudo em suas múltiplas dimensões; a passagem do senso comum ao saber elaborado; a formação crítica, ética e humanizadora; a prática social final transformada. Os resultados revelaram que ensinar matemática a partir de uma concepção de mundo crítica contra-hegemônica pode produzir transformações tanto no plano da consciência quanto no plano da realidade histórica dos alunos" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7372_TB4200_14102025095107.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEON DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "LEON" "autor_email" => "leon.evril@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }