INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE EQUIDADE NO ENSINO BRASILEIRO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126677 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4222 "inscrito_id" => 3561 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE EQUIDADE NO ENSINO BRASILEIRO" "resumo" => "Este estudo analisa as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) desenvolvidas no Brasil e aplicadas à educação, investigando seu impacto no aprendizado, o alinhamento às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os desafios de implementação. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em revisão bibliográfica e análise documental de fontes secundárias, como literatura acadêmica e sites oficiais das plataformas. Foram examinadas ferramentas como Geekie Lab, Plurall e Redação Nota 1000, identificando suas funcionalidades e contribuições para o desenvolvimento de competências essenciais, como pensamento crítico, autonomia e colaboração. Os resultados indicam que essas tecnologias favorecem a personalização do ensino, permitindo adaptação ao ritmo dos alunos e fornecendo feedback contínuo. Além disso, oferecem suporte à gestão educacional e ampliam o acesso a práticas pedagógicas inovadoras. No entanto, a implementação enfrenta desafios significativos, como a limitação da infraestrutura tecnológica em escolas públicas, a necessidade de capacitação docente e questões éticas relacionadas à privacidade e segurança de dados educacionais. Para mitigar essas barreiras, são propostas diretrizes para a adoção eficaz dessas tecnologias, incluindo investimentos em conectividade, formação de professores e regulamentações claras sobre o uso de dados. Conclui-se que, apesar das dificuldades, a IA tem potencial para transformar a educação brasileira, promovendo maior equidade e eficiência no ensino, desde que as políticas públicas garantam suporte adequado para sua implementação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3561_TB4222_19102025191232.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHANAEL NOBERTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATHAN" "autor_email" => "nathanaelnoberto@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126677 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4222 "inscrito_id" => 3561 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE EQUIDADE NO ENSINO BRASILEIRO" "resumo" => "Este estudo analisa as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) desenvolvidas no Brasil e aplicadas à educação, investigando seu impacto no aprendizado, o alinhamento às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os desafios de implementação. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em revisão bibliográfica e análise documental de fontes secundárias, como literatura acadêmica e sites oficiais das plataformas. Foram examinadas ferramentas como Geekie Lab, Plurall e Redação Nota 1000, identificando suas funcionalidades e contribuições para o desenvolvimento de competências essenciais, como pensamento crítico, autonomia e colaboração. Os resultados indicam que essas tecnologias favorecem a personalização do ensino, permitindo adaptação ao ritmo dos alunos e fornecendo feedback contínuo. Além disso, oferecem suporte à gestão educacional e ampliam o acesso a práticas pedagógicas inovadoras. No entanto, a implementação enfrenta desafios significativos, como a limitação da infraestrutura tecnológica em escolas públicas, a necessidade de capacitação docente e questões éticas relacionadas à privacidade e segurança de dados educacionais. Para mitigar essas barreiras, são propostas diretrizes para a adoção eficaz dessas tecnologias, incluindo investimentos em conectividade, formação de professores e regulamentações claras sobre o uso de dados. Conclui-se que, apesar das dificuldades, a IA tem potencial para transformar a educação brasileira, promovendo maior equidade e eficiência no ensino, desde que as políticas públicas garantam suporte adequado para sua implementação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3561_TB4222_19102025191232.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHANAEL NOBERTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATHAN" "autor_email" => "nathanaelnoberto@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }