AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126685 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4242 "inscrito_id" => 11487 "titulo" => "AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA" "resumo" => "A Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM), desenvolvida por Howard Gardner, concebe a inteligência como a diversidade de formas pelas quais um indivíduo pode assimilar o conhecimento. Sob uma perspectiva educacional, argumenta-se que a incorporação dos princípios dessa teoria pode exercer um impacto significativo na formação inicial de professores. Este estudo consiste em um recorte de uma tese de doutorado em desenvolvimento e tem como objetivo investigar as contribuições da TIM, de Howard Gardner, para a formação inicial de professores de Química, os quais constituem o público-alvo da pesquisa. Como abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, foram conduzidas duas etapas: i) análise das ementas de cursos de duas Universidades onde a pesquisa foi realizada, com o intuito de compreender a extensão do conhecimento dos licenciandos sobre a TIM; ii) oferta de um minicurso de formação inicial para professores de Química, voltado para auxiliar no desenvolvimento das inteligências múltiplas e para demonstrar como essa compreensão pode contribuir para sua futura prática docente. Foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) de acordo com Cooper (1989), na base de dados Web of Science, Scopus e Scielo com descritores: “multiple intelligences”, “teaching and learning”, “initial teacher education” e “chemistry, com refinamento de 01/2015 a 07/2024. A partir de critérios de inclusão e exclusão selecionou-se 22 artigos de 1460. Os resultados obtidos mostraram que os licenciandos ao longo de sua graduação não possuem contato direto com a TIM, possivelmente de forma indireta. Logo, o minicurso agregou conhecimentos e ajudou a chamar atenção dos licenciandos sobre o tema. Conclui-se que a pesquisa proporcionou uma contribuição significativa à formação dos licenciandos, especialmente no que tange à compreensão das Inteligências Múltiplas e às suas possíveis aplicações em sua atuação profissional como educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11487_TB4242_30102025090326.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABÍOLA DAMASCENO DE LOURDES" "autor_nome_curto" => "FABÍOLA" "autor_email" => "fabiola@pq.uenf.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126685 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4242 "inscrito_id" => 11487 "titulo" => "AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA" "resumo" => "A Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM), desenvolvida por Howard Gardner, concebe a inteligência como a diversidade de formas pelas quais um indivíduo pode assimilar o conhecimento. Sob uma perspectiva educacional, argumenta-se que a incorporação dos princípios dessa teoria pode exercer um impacto significativo na formação inicial de professores. Este estudo consiste em um recorte de uma tese de doutorado em desenvolvimento e tem como objetivo investigar as contribuições da TIM, de Howard Gardner, para a formação inicial de professores de Química, os quais constituem o público-alvo da pesquisa. Como abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, foram conduzidas duas etapas: i) análise das ementas de cursos de duas Universidades onde a pesquisa foi realizada, com o intuito de compreender a extensão do conhecimento dos licenciandos sobre a TIM; ii) oferta de um minicurso de formação inicial para professores de Química, voltado para auxiliar no desenvolvimento das inteligências múltiplas e para demonstrar como essa compreensão pode contribuir para sua futura prática docente. Foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) de acordo com Cooper (1989), na base de dados Web of Science, Scopus e Scielo com descritores: “multiple intelligences”, “teaching and learning”, “initial teacher education” e “chemistry, com refinamento de 01/2015 a 07/2024. A partir de critérios de inclusão e exclusão selecionou-se 22 artigos de 1460. Os resultados obtidos mostraram que os licenciandos ao longo de sua graduação não possuem contato direto com a TIM, possivelmente de forma indireta. Logo, o minicurso agregou conhecimentos e ajudou a chamar atenção dos licenciandos sobre o tema. Conclui-se que a pesquisa proporcionou uma contribuição significativa à formação dos licenciandos, especialmente no que tange à compreensão das Inteligências Múltiplas e às suas possíveis aplicações em sua atuação profissional como educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11487_TB4242_30102025090326.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABÍOLA DAMASCENO DE LOURDES" "autor_nome_curto" => "FABÍOLA" "autor_email" => "fabiola@pq.uenf.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }