Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA PRÁTICA DOCENTE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM), concebida por Howard Gardner, propõe a existência de distintas manifestações da inteligência humana. Quando articulada à Formação Continuada de Professores (FCP), essa abordagem tem o potencial de fomentar o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo uma adaptação mais eficaz à complexidade das exigências educacionais da contemporaneidade. Esse estudo trata de um recorte de tese de doutorado em desenvolvimento, cujo objetivo é investigar como a TIM pode contribuir na FCP, auxiliando na melhoria da prática docente. Como ação inicial foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) conforme delineia Cooper (1989), nas bases de dados Web of Science e Education Resources Information Center (ERIC), usando os seguintes descritores: “continuing teacher education”, “multiple intelligences” e “teaching methods”, com refinamento de 01/2019 a 11/2024. A partir de critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 11 artigos. Após avaliação, análise e interpretação dos dados, os resultados apontaram que: i) a prática reflexiva docente estimula o aprimoramento profissional ao integrar experiências e desafios do ensino, promovendo o pensamento crítico e a colaboração; ii) a formação continuada reduz lacunas na capacitação, melhora a adaptação às necessidades dos alunos e impulsiona a inovação pedagógica; iii) a interligação entre formação inicial e continuada fortalece a preparação docente, permitindo melhor uso da tecnologia e estratégias de ensino; iv) as inteligências múltiplas se alinham a métodos variados, como simulações, realidade virtual e STEAM, garantindo uma aprendizagem inclusiva e eficaz; estratégias diversificadas favorecem o engajamento e o desenvolvimento integral dos alunos. Conclui-se que a RIL apresentada possibilita a compreensão do cenário atual da relação entre a TIM e a FCP no contexto científico, com a expectativa de que a pesquisa contribua para os docentes, ampliando sua compreensão sobre as IMs e ressaltando seu papel na mediação do conhecimento e na aplicação de saberes significativos na prática.

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