Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COMO ASSEGURAR A APRENDIZAGEM DE TODOS OS ESTUDANTES?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No contexto educacional atual, enfrentam-se desafios diários no ambiente escolar. Turmas cada vez mais heterogêneas, questões socioemocionais e estudantes desmotivados são algumas das características recorrentes. Este artigo destaca a importância da educação inclusiva como um meio de garantir que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou necessidades, tenham acesso a um ambiente de aprendizagem equitativo. São discutidas estratégias diversificadas, como a adaptação e flexibilização de currículos, o uso de tecnologias assistivas, que podem facilitar a plena participação de todos os estudantes. Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica, com base nos autores A. P. Zerbato (2021) e E. Sebástian-Heredero (2020), que defendem o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como abordagem pedagógica. Essa abordagem auxilia os professores a identificar e remover barreiras de aprendizagem, permitindo que os estudantes se envolvam e aprendam de diversas formas. Além disso, foi realizada pesquisa documental sobre a educação inclusiva, analisando o que está previsto em políticas públicas como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) de 2015 e o Parecer CNE/CP nº 50/2023. Ressalta-se ainda a importância da parceria entre a escola e as famílias como fator fundamental para o desenvolvimento integral de cada estudante. Portanto, para assegurar a aprendizagem de todos, é essencial adotar práticas pedagógicas diversificadas, que considerem as diferentes formas de aprender. Nesse sentido, os pressupostos do DUA se apresentam como ferramentas potencializadoras para o desenvolvimento de ações pedagógicas alinhadas à diversidade encontrada em sala de aula. Ao implementar práticas inclusivas, as escolas não apenas atendem às necessidades educacionais individuais, mas também enriquecem a experiência educacional de toda a comunidade escolar.

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