A ÁFRICA QUE VIVE EM MIM – UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126695 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4268 "inscrito_id" => 12178 "titulo" => "A ÁFRICA QUE VIVE EM MIM – UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA." "resumo" => "Este trabalho evidencia um relato de prática pedagógica realizada no âmbito escolar sobre a temática “educação antirracista e decolonial”, fundamentada na Lei 10.639/03 que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. O trabalho teve como objetivo valorizar a ancestralidade africana e combater estereótipos negativos, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade. A iniciativa surgiu da observação de que muitos alunos negros não se reconheciam nos conteúdos ensinados, pois a história africana e suas contribuições eram frequentemente invisibilizadas. Assim, o projeto foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio da Escola Gov. Plínio Ramos Coelho no Amazonas, promovendo atividades pedagógicas interativas para ampliar o conhecimento sobre a cultura africana. Fundamentado nas ideias de autores como Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga e Paulo Freire, que destacam a necessidade de superar uma visão eurocêntrica da história e estimular o pensamento crítico como prática libertadora, o trabalho buscou desconstruir estereótipos e valorizar a ancestralidade africana na formação da identidade brasileira. A abordagem metodológica utilizada foi o método qualitativo, que buscou compreender percepções, experiências e transformações dos alunos em relação à educação antirracista e decolonial. O trabalho resultou na conscientização dos alunos sobre a riqueza das tradições africanas, promovendo a valorização da identidade negra e o combate ao racismo estrutural. Alunos relataram mudanças significativas em suas percepções, desconstruindo estereótipos e fortalecendo o senso de pertencimento. A experiência proporcionou uma educação mais inclusiva e crítica, reforçando a importância da diversidade cultural na escola e na sociedade. O trabalho reafirma a necessidade de uma educação antirracista contínua que valorize histórias silenciadas e promova o pensamento crítico. Ao final da experiência, constatou-se que a África vive em todos nós e que reconhecer e valorizar essa presença é essencial para a construção de um mundo mais justo e respeitoso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12178_TB4268_20102025210121.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLY CARVALHO DE PAULA" "autor_nome_curto" => "ADRIELLY" "autor_email" => "adriellycarvalho01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126695 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4268 "inscrito_id" => 12178 "titulo" => "A ÁFRICA QUE VIVE EM MIM – UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA." "resumo" => "Este trabalho evidencia um relato de prática pedagógica realizada no âmbito escolar sobre a temática “educação antirracista e decolonial”, fundamentada na Lei 10.639/03 que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. O trabalho teve como objetivo valorizar a ancestralidade africana e combater estereótipos negativos, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade. A iniciativa surgiu da observação de que muitos alunos negros não se reconheciam nos conteúdos ensinados, pois a história africana e suas contribuições eram frequentemente invisibilizadas. Assim, o projeto foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio da Escola Gov. Plínio Ramos Coelho no Amazonas, promovendo atividades pedagógicas interativas para ampliar o conhecimento sobre a cultura africana. Fundamentado nas ideias de autores como Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga e Paulo Freire, que destacam a necessidade de superar uma visão eurocêntrica da história e estimular o pensamento crítico como prática libertadora, o trabalho buscou desconstruir estereótipos e valorizar a ancestralidade africana na formação da identidade brasileira. A abordagem metodológica utilizada foi o método qualitativo, que buscou compreender percepções, experiências e transformações dos alunos em relação à educação antirracista e decolonial. O trabalho resultou na conscientização dos alunos sobre a riqueza das tradições africanas, promovendo a valorização da identidade negra e o combate ao racismo estrutural. Alunos relataram mudanças significativas em suas percepções, desconstruindo estereótipos e fortalecendo o senso de pertencimento. A experiência proporcionou uma educação mais inclusiva e crítica, reforçando a importância da diversidade cultural na escola e na sociedade. O trabalho reafirma a necessidade de uma educação antirracista contínua que valorize histórias silenciadas e promova o pensamento crítico. Ao final da experiência, constatou-se que a África vive em todos nós e que reconhecer e valorizar essa presença é essencial para a construção de um mundo mais justo e respeitoso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12178_TB4268_20102025210121.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLY CARVALHO DE PAULA" "autor_nome_curto" => "ADRIELLY" "autor_email" => "adriellycarvalho01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }